Cultura brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Leia o trecho abaixo e responda as questões 1 e 2

“Vinda do verbo latino colere. Cultura era o cultivo e o cuidado com a terra; Donde, agricultura (…) A partir do século XVIII, (…) Articula-se,ora positiva, ora negativamente, com o termo civilização (...)”.

1. Cultura enquanto culto se relaciona a uma conceituação antropológica diferenciada da que assume no século XVIII. Explique.
Antesdo século XVIII a palavra cultura era interpretada como ato, efeito ou modo de cultivar, com o início do século XIX a palavra ganhou várias vertentes para o seu significado, uma delas cita culturacomo capacidade de desenvolvimento do indivíduo por meio da educação e da instrução. Esta definição acaba classificando o ser humano de duas maneias: culto para aqueles detentores do conhecimento ouinculto para os desprovidos do saber, isto segundo a crença popular, entretanto a antropologia procura abster-se destes termos, pois para os antropólogos a cultura tem significado amplo: engloba os modoscomuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos, em sociedade.

2. Interprete o sentido da palavra civilização nos contextos abaixo:

2.1. O slogan do prefeito Pereira Passos,no início do século XX, que visava fazer do centro do Rio um desfrute para a elite carioca era: O Rio civiliza-se!
“Francisco Pereira Passos nasceu em 29 de agosto de 1836, no Município de Piraí,Estado do Rio de Janeiro. Faleceu em 12 de março de 1913, a bordo do navio Araguaia, em viagem para a Europa. Filho de Antônio Pereira Passos, o Barão de Mangaratiba, e Dona Clara Oliveira Passos,Francisco foi criado numa grande fazenda de café, a Fazenda do Bálsamo, situada no município fluminense de São João Marcos que, antes de ser elevado à condição de vila por D. João VI em 1813, pertencera àvila e Município de Resende e atualmente é distrito de Rio Claro.
Sob o calor e os auspícios da Revolução Liberal de 1848, dos escombros dos bairros populares mais densos de Paris, arrasados, viu...
tracking img