Cultura brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Brasil, por conta de seu grande território, possui uma cultura bastante diversificada com diferenças entre suas regiões. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanosforam os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida vieram os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, que contribuíram para a diversidade cultural doBrasil.
As representações da cultura no Norte do Brasil estão nas festas populares como o círio de Nazaré e festival de Parintins, a maior festa do boi-bumbá do país. A culinária apresenta uma grandeherança indígena, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos do povo nortista são: carne de sol, tacacá, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré e mussarela de búfala.No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A literatura de Cordel é outro elemento forte da culturanordestina. A culinária típica é representada pelo sarapatel, arroz doce, bolo de fubá, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre outros.
O Centro-Oeste tem sua cultura representada pelascavalhadas e procissão do fogaréu no estado de Goiás e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano,angu, etc.
No Sudeste, várias festas populares religiosas são celebradas no interior da região, festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida(SP). Entre os pratos típicos se destacam o pão de queijo, feijão-tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa.
O Sulpossui aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a festa da...
tracking img