Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DO SUL DA BAHIA - FASB
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO – NUPPE
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR – APROVEITAMENTO DO PROGESTÃO

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO COLÉGIO ESTADUAL DR. LUÍS EDUARDO MAGALHÃES
LAJEDÃO - BAHIA

Lajedão – Bahia
Novembro de 2011
JUCECÉLIO PIRES VITOR
MARIA DAS VIRGENS DOS SANTOS FREIRE
SIRLEI BRITO DE OLIVEIRA SANTOSAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO COLÉGIO ESTADUAL DR. LUÍS EDUARDO MAGALHÃES / LAJEDÃO - BAHIA


















Lajedão – Bahia
Novembro de 2011




SUMÁRIO

1. Introdução ................................................................................................................5
2. Avaliação daaprendizagem no Colégio Estadual Dr. Luís Eduardo Magalhães ......................................................................................7
2.1 Aprendizagem X Avaliação..........................................................7
2.2 A Avaliação e o IDEB: importância e significados..................................................9

2.3 A realidade do Colégio Estadual Dr. Luis EduardoMagalhães...........................11

3. Considerações Finais ............................................................................................15

4. Referências Bibliográficas ....................................................................................16





AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO COLÉGIO ESTADUAL DR. LUÍS EDUARDO MAGALHÃES / LAJEDÃO - BAHIARESUMO: Este artigo é o resultado do processo de estudos do programa PROGESTÃO e apresenta uma reflexão acerca da avaliação de aprendizagem no Colégio Estadual Dr. Luís Eduardo Magalhães em Lajedão - Bahia, com o objetivo de explicitar as práticas avaliativas no cotidiano desta escola, no sentido de contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem.Palavras – chave: avaliação, ensino-aprendizagem, professor, aluno.





















1. Introdução

As reflexões retratadas no presente estudo resultam do processo de estudos realizados durante do curso PROGESTÃO, um curso semipresencial oferecido pelo Governo do Estado da Bahia e direcionados para dirigentes escolares estaduais e municipais no período de2010/2011.
Objetiva-se nesta pesquisa uma maior compreensão acerca da avaliação no contexto escolar a partir da realidade do Colégio Estadual Dr. Luís Eduardo Magalhães em Lajedão - Bahia, na busca de explicitar como vem ocorrendo as práticas avaliativas no cotidiano desta UEE , no sentido de contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem.
O referido Colégio oferece o Ensino Médio paraalunos na faixa etária de 14 a 17 anos no turno matutino e de17 a 25 anos no noturno, oriundos da classe média baixa, sendo que 30% trabalham para completar a renda familiar e 30% são advindos da zona rural. Quanto ao rendimento apresenta o índice de 97% de aprovação e 3% de reprovação, sendo que este último é conseqüência do descumprimento da lei de 75% de freqüência. O maior problema é a evasãoescolar que chega a 20% ,em razão dos alunos do turno noturno serem oriundos de outra modalidade de ensino (EJA) e apresentam dificuldades de aprendizagem no ensino regular.
O interesse em refletir sobre a avaliação da aprendizagem na referida escola é em decorrência da dúvida quanto às práticas avaliativas. Muitos entendem a avaliação como aplicação de provas e testes periódicos, a cada final deunidade ou bimestre. Contudo, a avaliação sendo uma ação complexa, burocrática e necessária, exige a nota ou conceito o que implica num ato contraditório a própria função da escola que seria a de inclusão social. É necessário entender o verdadeiro sentido da avaliação para que esta não funcione como classificatória e excludente.

Neste sentido, o presente artigo explicita sua abordagem em dois...
tracking img