Cultura brasileira / antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina : Cultura Brasileira / Antropologia

Desde o final do século passado os antropólogos vêm elaborando inúmeros conceitos sobre cultura. Entretanto, o termo já ultrapassou das 160 definições, e ainda assim não chegaram a um consenso sobre o significado exato.
O conceito de cultura varia no tempo, no espaço e em sua essência. Tylor, Linton, Boas e Malinowski consideram a cultura comoideias. Para Kroeber e Kluckhohn, Beals e Holijer, ela consiste em abstrações do comportamento. Keesing e Foster a definem como comportamento aprendido. Leslie A. White apresenta outra abordagem: a cultura deve ser vista não como comportamento, mas em si mesma, ou seja, fora do organismo humano. Ele, Foster e outros englobam no conceito de cultura os elementos materiais e não materiais dacultura.
Essas colocações divergentes, ao longo do tempo, permitem apreender a cultura como um todo, sob vários enfoques. Podendo assim ser analisada como: Ideias (conhecimento e filosofia); crenças (religião e superstição); valores (ideologia e moral); normas (costumes e leis); atitudes (preconceito e respeito ao próximo); padrões de conduta (monogamia, tabu); abstração do comportamento (símbolos ecompromissos); instituições (família e sistemas econômicos); técnicas (artes e habilidades); artefatos (machado de pedra, telefone) decorrentes da técnica, mas a sua utilização é condicionada pela abstração do comportamento.
Para Leslie A. White, as coisas e acontecimentos que constituem a cultura, encontram-se no espaço e no tempo, e são classificadas em intra-orgânicas (conceitos, crenças,emoções, atitudes), interorgânica e extra orgânica (machados, fábricas, ferrovias, vasos de cerâmica).
Entretanto, para esse autor, um item qualquer – conceito, crença, ato, objeto – deve ser considerado um elemento da cultura, desde que haja simbolização (representação por meio de símbolos), ou seja, analisado em um contexto extra somático.
Ou seja, a cultura, para os antropólogos, de formageral, consiste em ideias, abstrações e comportamento.
Ideias são concepções mentais de coisas concretas ou abstratas, ou seja, toda variedade de conhecimentos e crenças teológicas, filosóficas, científicas, tecnológicas, históricas etc. (Língua, arte, mitologia). Para alguns estudiosos, a cultura consiste em ideias, sendo, portanto, um fenômeno mental que exclui os objetos materiais e ocomportamento observável.
Abstração consiste naquilo que se encontra apenas no domínio das ideias, da mente, excluindo-se totalmente as coisas materiais. Ou seja, coisas e acontecimentos não observáveis, não palpáveis, não tocáveis.
O comportamento são os modos de agir comuns a grupos humanos ou conjuntos de atitudes e reações dos indivíduos em face do meio social. A cultura é aprendida e transmitidapor meio da aprendizagem e da comunicação.
A cultura pode ser classificada de diversas maneiras: material ou imaterial (não material, espiritual), real ou ideal.
O termo material está relacionado com a finalidade ou sentido que os objetos têm para um povo numa cultura, ou seja, a importância e influência que exercem na definição da identidade cultural de uma sociedade. Consistem em coisasmateriais, bens tangíveis.
Já o termo imaterial refere-se a elementos intangíveis da cultura, que não têm substância material. Tais como crenças, conhecimentos, aptidões, hábitos, significados, normas, valores.
A cultura real é aquela em que, concretamente, todos os membros de uma sociedade praticam ou pensam em suas atividades cotidianas. Entretanto, a cultura real não pode ser percebida em suatotalidade, apenas parcialmente e, para isso, é necessário que os estudiosos a ordenem e demonstrem termos compreensíveis. O conhecimento cientifico nem sempre pode evidenciar a cultura real, mesmo que empregue os mais modernos e avançados métodos de pesquisa, porque o real é sempre apresentado como as pessoas o conhecem ou pensam que seja.
A cultura ideal (normativa) consiste em um conjunto de...
tracking img