Cultura afro-brasileiras nas escolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS Cleidiane Coelho da Conceição (UFMA), Daniella Viviana de Fátima de Aguiar Santos (UFMA), Professor/Orientador do trabalho: Juvino Alves dos Santos Filho (UFMA), Órgão de fomento: CAPES

Resumo

Este relato de experiência tem como proposta contribuir para construção de identidade cultural e consciência artística e estética, resguardando a inserção dopatrimônio artísticocultural afro-brasileiro. Permitindo um espaço múltiplo e democrático que possibilite o aprofundamento de análises sobre a questão das heranças afro-brasileiras e a luta pelo direito de ocupar o seu lugar por excelência e respeito dentro das escolas. O Subprojeto PIBID Artes tem como princípios norteadores o respeito à diversidade e à alteridade, reconhecendo as diversas vertentescivilizatórias da população brasileira e considerando seus conhecimentos e valores capazes de gerar novas linguagens pedagógicas, trabalhando com a História e Cultura Afro- Brasileira, incorporando a Lei Federal nº 10.639/2003 da LDB. O desenvolvimento do projeto ajudou os bolsistas a encarar a realidade das escolas públicas do Maranhão, visando para grandes mudanças de ensino aprendizagem, debatendosempre os pontos de vistas positivos e negativos. Influenciando na formação de professores, estudantes e alunos bolsistas interessados a questionar sobre Educação, Artes e Cultura Afro-brasileira.

Palavras-chave: Cultura Afro-brasileira. Heranças. Artes.

Introdução

O PIBID faz parte das iniciativas do MEC, através da CAPES, cujo objetivo é a valorização dos cursos de Licenciatura, dentroda estrutura universitária e ao mesmo tempo promover aos acadêmicos o contato com a realidade escolar.
O projeto é realizado por uma equipe de vinte bolsistas dos cursos de licenciatura em Artes Visuais e Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), coordenado pelo Prof. Dr. Juvino Alves e supervisionado pelos professores Jorge Milton e Vânia Silveira, com objetivo de desenvolvermetodologias e conteúdos junto aos arte-educadores que incorpore a Lei Federal n° 10.639/2003 da LDB, que tornou obrigatória a temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no ensino fundamental e médio. Esta proposta se enseriu como subprojeto PIBID ARTES, que desenvolveu suas atividades com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Lei 10.639/2003, com propósito de fortalecer a construção doconhecimento no que diz a respeito aos africanos e toda a sua trajetória no Brasil. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos. Suas manifestações estão por todos os lados e enriquecem muito a cultura local com seus belos ritmos, crenças e costumes que realçam a diversidade brasileira. Portanto, denomina-seCultura Afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. As atividades do projeto consistiram em reuniões, observações dos conteúdos existentes em sala de aula, preparação de Cronograma, Oficinas, planejamentos de aulas, Seminário e na 1ª Mostra PIBID ARTES com palestras, mesaredonda, exibição de filmes e exposições de painéis, com intuito de produzir matérias com os resultados do projeto. Cada momento foi oportuno para aprimoramento das práticas docentes, contribuindo assim, para melhoria da qualidade de ensino.

Metodologia

O projeto desenvolveu processos metodológicos de ensino de artes em duas escolas públicas de Ensino Médio do Maranhão – (Escola Edson Lobão eCentro de Ensino Médio Dayse Galvão). Inicialmente buscamos análises e reflexões de textos acerca do processo de formação das instituições de ensino, a partir de bibliografia que trata de aspectos históricos relacionados ao tema. A 1ª Mostra PIBID ARTES aconteceu dia 12 de Novembro de 2010 com principal objetivo de esclarecer as atividades realizadas pelo Projeto. A Prof.ª Viviane Rocha...
tracking img