Culto ao corpo -

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTO AO CORPO: CONSEQUÊNCIAS DA BUSCA PELA PERFEIÇÃO FEMININA

INTRODUÇÃO

Ao longo dos séculos é possível averiguar mudanças gradativas na imagem da mulher. De dona-de-casa dedicada a marido e filhos, passa-se à doce boneca sensual, representada pelas pin-ups tendo como exemplo Marylin Monroe, atravessando ainda a fase de conquistadora de direitos – que, diga-se de passagem, aumentou aindamais o grau de exigência sobre o desempenho feminino, que agora cuida da casa, da família, trabalha fora, estuda e ainda mantém-se atraente -, para chegar à mulher contemporânea, preocupada com seu corpo e aparência, negando os prazeres que podem “distorcer” sua imagem, buscando cada vez mais a perfeição do corpo, em equilíbrio com uma estabilidade financeira e uma relação afetuosa gratificante.As discussões acerca dessa incessante busca por uma adequação aos moldes transmitidos pela mídia, que representam certa aceitabilidade social, são freqüentes até mesmo entre as próprias mulheres. Mas isso não significa uma mudança no comportamento da mulher atual. Isso ocorre porque a mensagem passada pela enorme indústria midiática ultrapassa a opinião sobre o que é correto, ético, saudável,transmitindo constantemente uma ideologia de aparência e consumo, que inconscientemente se apossa dos anseios sociais, levando mulheres de todas as idades, etnias e classes sociais a se entregarem ao modelo estabelecido como ideal. E quais as conseqüências, psicológicas, físicas e emocionais, que esse movimento narcisista traz a essas mulheres? Esse artigo busca exatamente as respostas a essapergunta. Mostraremos aqui as várias faces do culto ao corpo, uma febre que a cada dia cresce mais entre as mulheres, trazendo tantos falsos benefícios quanto conseqüências malignas à suas vidas.






O CORPO FEMININO NA MIDIA: DESEJO E UTOPIA

O principal instrumento de disseminação do ideário de beleza e perfeição é com certeza a mídia. Em qualquer veículo de comunicação, seja umarevista, a televisão, a internet, é comum vermos uma coluna relacionada à saúde e beleza, sempre juntas. Nas reportagens, belas mulheres felizes e saudáveis, dando testemunhos de superação ou revelando seus segredos para manter a forma. E o que leva tantas mulheres a buscarem determinados moldes é o gigantesco bombardeio praticado pela indústria do consumo no quesito moda e beleza. São totalmenteprevisíveis as características que uma mulher deve possuir para ser considerada atraente atualmente: ser magra, possuir curvas delineadas, cabelos lisos, nariz fino e lábios grossos. E em um país como o nosso, onde a diversidade étnica é incrivelmente grande, desejar um padrão praticamente europeu de beleza significa incitar adolescentes, jovens e adultas a modificar seus corpos, adequá-los à condição deaceitabilidade.
O que não é transmitido nesse contexto de beleza, porém, é o fato de que as mulheres que são mostradas na mídia possuem uma condição financeira significativa para poder gastar com personal trainers, cosméticos, spas’s, cabeleireiros e lojas que aumentam sua atratividade, enquanto as consumidoras são mulheres da vida real, que precisam trabalhar, cuidar de casa, filhos, enão possuem tempo ou capital excedente para se dar ao luxo de submissão a esses processos.
É relevante acrescentar também que as modelos e atrizes que protagonizam a divulgação de um produto recebem brindes dessas marcas, diminuindo ainda mais seus gastos com a própria aparência. Acrescentamos ainda que a aparência dessas pessoas é infinitamente melhorada quando estas entram na indústriamidiática, sendo elas imediatamente formatadas ao padrão vigente no momento em questão. Ou seja, mais uma vez, temos duas realidades divergentes competindo por um mesmo fim.
Ainda tratando-se da ilusão passada pelos veículos de comunicação, encontramos exemplos de beleza que são realmente artificiais, não se tratando apenas de cirurgias e implantes, mas de softwares de correção, que fazem...
tracking img