Cuidados paliativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresenta uma definição clara e muito abrangente do que se define por “Cuidados Paliativos” como “o cuidado total e ativo de pacientes cuja doença não é maisresponsiva a tratamento curativo. O controle da dor e dos problemas psicológicos, sociais e espirituais são as bases do tratamento. A meta do cuidado paliativo é fazer com que o paciente tenha a melhorqualidade de vida possível para si próprio e seus familiares”.
Embora se discuta muito os cuidados paliativos em relação ao paciente idoso, eles abrangem qualquer indivíduo que apresente uma doençaterminal. Se na Idade Média, a morte era aceita como mais uma parte da vida, nos dias de hoje existe a crença de que com o aumento das tecnologias médicas e o avanço da medicina, poderemos burlar amorte ou adiá-la por muito tempo. Daí, muitas vezes a dificuldade de se entender que a morte existe e é inevitável e que em determinados momentos, o prolongamento da vida nos pacientes com doençasterminais aumenta o sofrimento do próprio paciente e também da sua família.


Objetivos

Os objetivos dos cuidados paliativos são diminuir o sofrimento do paciente e da sua família. O primeiro passoé garantir a melhor qualidade de vida possível para o paciente terminal. O processo de morrer faz parte da vida e não pode ser negado. Hoje em dia, há a crença disseminada que se uma pessoa tiverhábitos de vida saudáveis e se passar anualmente por um check up, ela viverá eternamente. Esse é um conceito errado. A medicina tem seus limites e a morte pode ser adiada em alguns momentos, mas éinevitável.
Os cuidados paliativos devem prover conforto físico, suporte psicossocial e espiritual. É importante reconhecer abertamente o processo de morrer e nem sempre considerar a morte como uma falha deprofissionais de saúde ou da ciência ou como um inimigo. Quando um paciente está sob cuidados paliativos isso não significa que ele será abandonado ou que não receberá medicação. Há necessidades...
tracking img