Metrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Metrologia
Introdução
A Metrologia é a ciência das medições, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida no precesso produtivo, procurando garantir a qualidadede produtos e serviços através da Calibração* de instrumentos de medição, sejam eles analógicos ou eletrônicos ( digitais ), e da realização de ensaios*, sendo a base fundamental para acompetitividade das empresas. Metrologia tambem diz respeito ao conhecimento dos pesos e medidas e dos sistemas de unidades de todos os povos, antigos e modernos.

I - Áreas da Metrologia
Basicamente, aMetrologia está dividida em três grandes áreas:
a) A Metrologia Cientifica, que utiliza instrumentos laboratoriais, pesquisas e metodologias científicas, que têm por base padrões de medição nacionais einternacionais, para o alcance de altos níveis de qualidade metrológica.
b) A Metrologia Industrial, cujos sistemas de medição controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantiada qualidade dos produtos acabados.
c) A Metrologia Legal, que, controla e fiscaliza todos aqueles instrumentos e medidas que estão relacionadas com o consumidor.

II - O papel da Metrologia emuma organização
A Metrologia garante a qualidade do produto final favorecendo as negociações pela confiança do cliente, sendo um diferenciador tecnológico e comercial para as empresas. Reduz o consumoe o desperdício de matéria-prima pela calibração de componentes e equipamentos, aumentando a produtividade. E ainda reduz a possibilidade de rejeição do produto, resguardando os princípios éticos emorais da empresa no atendimento as necessidades da sociedade em que está inserida, evitando desgastes que podem comprometer sua imagem no mercado.
Não seguir padrões de Metrologia é colocar-se àmargem do mercado. Podem perder clientela, os negócios que não têm preocupação com padrões de Metrologia e não atendem os mais elementares requesitos de qualidade. Por exemplo, uma mercearia que não usa...
tracking img