Cuidados paliativos em pediatria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DE CIÊNCIAS, SAÚDE E EDUCAÇÃO DE GUARULHOS
CURSO: ENFERMAGEM




CUIDADOS PALIATIVOS EM PEDIATRIA
E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Professora Aretuza

GUARULHOS
2012
1Introdução
As situações com as quais os profissionais da Enfermagem têm de lidar em sua prática cotidiana são muito variadas. Entre elas, uma das mais delicadas é aquela que envolve pacientes emestado terminal que demandam cuidados paliativos. Quando tais pacientes são ainda crianças, a situação torna-se ainda mais delicada e exige dos enfermeiros sólidos conhecimentos técnicos e muitasensibilidade para poder oferecer o máximo de conforto possível aos pacientes.
Neste trabalho, os cuidados paliativos em Pediatria a serem desenvolvidos pelos enfermeiros serão abordados a partir deinformações obtidas em alguns artigos científicos.

2 Definição
De acordo com a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), os cuidados paliativos são aqueles prestados aos pacientes cuja doença“não responde mais ao tratamento curativo, sendo prioritário o controle da dor e outros sintomas e problemas de ordem psicológica, social e espiritual, tendo como objetivo proporcionar melhor qualidadede vida para pacientes e família” (SILVA; SIDIGURSKY, 2006).
Tal definição está em consonância com a ideia segundo a qual é necessário “dar vida aos dias que ainda restam, ao invés de acrescentardias à vida que restou” (PIVA; PEDRO; LAGO, 2011), sendo derivada da abordagem humanista da assistência em saúde, que trouxe para esse campo uma maior preocupação com o controle da dor e alívio dossintomas das doenças.
No Brasil, os cuidados paliativos foram instituídos pela Portaria GM/MS nº 2439, do Ministério da Saúde, que define tais cuidados apenas em relação aos pacientes com câncer(RABELLO; RODRIGUES, 2010). Atualmente, existem 20 instituições de serviços específicos de cuidados paliativos no Estado de São Paulo e 61 em todo o país.
No caso das crianças, a OMS recomenda “um...
tracking img