Proteinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma proteína é uma macromolécula biológica composta de uma ou mais cadeias de aminoácidos ligadas por ligações peptídicas (cadeia polipeptídica). Em geral, proteína é quando a cadeia contém um grandenúmero de aminoácidos e de peptídeos.
A ordem na qual os aminoácidos são encadeados é codificada pelo genoma humano e constitui a estrutura primária da proteína. A proteína se dobra sobre si mesmapara formar estruturas secundárias, cujas mais importantes quantitativamente são a alfa-hélice e folha-beta, o que cria pontes de hidrogênio entre os átomos de carbono e nitrogênio de duas ligaçõespeptídicas vizinhas. Em seguida, as diferentes estruturas secundárias são dispostas umas em relação às outras para formar a estrutura terciária, muitas vezes reforçada por pontes dissulfeto. As forçasque governam este dobramento são as forcas físicas clássica. No caso das proteínas formadas pelo arranjo dos várias cadeias, a estrutura quaternária descreve a posição relativa das subunidades emrelação uma as outras.
Existem várias proteínas chaperone que facilitam ou, mais, que são necessárias ao dobramento das proteínas para o estado ativo.
O dobramento de proteínas é o tema de intensapesquisa no campo da biologia estrutural, combinando as técnicas de biofísica molecular e de biologia celular, principalmente.
As proteínas são elementos essenciais da vida da célula: elas podemdesempenhar um papel estrutural (como a actina), um papel importante na mobilidade (miosina, por exemplo), um papel catalítica (enzimas), um papel regulador da compactação do DNA (histonas) ou de expressão degenes (fator de transcrição), etc. Na verdade, a grande maioria das funções celulares é executada pelas proteínas.
As proteínas desempenham funções muito diferentes dentro da célula e do organismo,podem ser estruturais, que permitem a célula mantere a sua organização no espaço; de transporte, que asseguram a transferência de várias moléculas dentro e fora das células; reguladoras, que...
tracking img