Cubismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Arte
Cubismo
O cubismo é movimento artístico surgido no século XX em 1909, na França mais exatamente em Paris, e é considerado o mais influente deste período.
O cubismo foi um movimento artístico originado, o qual teve uma grande importância para a arte ocidental, pois acabou modificando de forma drástica os padrões artísticos da época e quebrou vários paradigmas. As ideiascentrais do cubismo se originaram por meio do estilo de Paul Cézanne (1839 - 1906), artista que utilizava formas geométricas (cilindros e esferas, por exemplo) para retratar a natureza.
Descrição
Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista danatureza. A imagem única e fiel à natureza, tão apreciada pelos europeus desde o Renascimento, deu lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.
Entretanto, os pais do movimento são, sem dúvida, Pablo Picasso (1881 - 1973) e Georges Braque (1882 - 1963). O próprio nome da nova vertente se originou em razão de uma crítica feita porLouis Vauxcelles a uma obra de Braque. Segundo o crítico, o que ele via era uma realidade em cubos
As Principais Características do Cubismo
A principal característica do cubismo é a retratação do espaço por diversos ângulos ao mesmo tempo, minimizando a necessidade de haver fidelidade com a realidade. O cubismo rejeita a ideia de outros movimentos anteriores, como o impressionismo, de retratação danatureza. O próprio Georges Braque afirmava: “Não se imita aquilo que se quer criar”. Além da preponderância das formas geométricas, também podemos citar como característica do cubismo o uso de luz e sombra.
De fato, uma das características principais do cubismo é a revalorização das formas geométricas - triângulos, retângulos e cubos, além, é claro, da proposição da pintura e da escultura comoformas de expressão.
Quanto ao nome dado a esse novo movimento, ele não partiu dos próprios artistas, mas dos críticos de arte da época, totalmente desconcertados diante desse novo caminho de expressão artística.
O movimento é dividido em duas fases. A primeira é o cubismo analítico (1909), caracterizado pela fragmentação de todos os elementos presentes em uma obra, o que tornava enxergar figurasconcretas algo quase impossível. A outra fase do movimento é o cubismo sintético (1911), o qual se diferenciou do cubismo analítico pelo fato de retratar formas mais perceptíveis.
Além de Picasso e Braque, podemos citar outros importantes artistas do movimento, como Robert Delaunay (1885 - 1941), Raymond Duchamp-Villon (1876 - 1918), Fernand Léger (1881 - 1955) e Albert Gleizes (1881 - 1953). NoBrasil, Tarsila do Amaral (1886 - 1973), Vicente do Rego Monteiro (1899 - 1970) e Antonio Gomide (1895 - 1967) foram artistas grandemente influenciados arte cubista, cujo fim se deu em 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial.
História movimento cubista
O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''Avignon, pintura que Pablo Picasso levou um ano parafinalizar. Nesta obra, este grande artista espanhol retratou a nudez feminina de uma forma inusitada, onde as formas reais, naturalmente arredondadas, deram espaço a figuras geométricas perfeitamente trabalhadas. Tanto nas obras de Picasso, quanto nas pinturas de outros artistas que seguiam esta nova tendência, como, por exemplo, o ex-fauvista francês – Georges Braque – há uma forte influência dasesculturas africanas e também pelas últimas pinturas do pós-impressionista francês Paul Cézanne, que retratava a natureza através de formas bem próximas as geométricas.
Historicamente o Cubismo se dividiu em duas fases: Analítico, até 1912, onde a cor era moderada e as formas eram predominantemente geométricas e desestruturadas pelo desmembramento de suas partes equivalentes, ocorrendo, desta...
tracking img