Cubagem de madeira: estudo do volume no 9º ano do ensino fundamental.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cubagem de Madeira: Estudo do Volume
no 9º ano do ensino fundamental.

José Miraelzo Soares Pinto
Jmiraelzo_@hotmail.com

Orientador: Prof. Dr. Osvaldo dos Santos Barros
o.barros@yahoo.com.br

RESUMO

Este trabalho trata do uso do método de cubagem de madeira para o estudo do volume no 9º ano do ensino fundamental. Nosso propósito é valorizar as contribuições das práticasmatemáticas do cotidiano no processo ensino-aprendizagem da matemática escolar. Nesse trabalho apresentamos os modelos de cubagem de madeira e seus métodos algébricos-geométricos. Buscamos assim, analisar a matemática necessária ao ensino-aprendizagem dos conteúdos específicos que tratam do volume de sólidos geométricos no nível fundamental.

PALAVRAS CHAVE: Cubagem de madeira. Modelagem. Estudo do volume.Ensino de matemática.

INTRODUÇÃO
Este trabalho mostra a utilização dos conhecimentos de cubagem de madeira com a Educação Matemática inserida em nosso cotidiano, até mesmo antes de aparecer na escola como conteúdo curricular (Cunha, 1999), uma matemática prática realizada por diversas pessoas e profissionais que as praticam sem relacioná-las com a sala de aula. O texto descreve algumas etapasda modelagem e um método desenvolvido para mostrar a validade de cubagem utilizada pelo madeireiro no município de Breves e apresentar também uma atividade que tem por objetivo auxiliar o professor no processo de ensino aprendizagem e de como ajudar o aluno na construção do conhecimento em relação ao volume do cilindro, assim como também o uso da calculadora.
Em decorrência disso instigou-me noprocesso de formação como educador, o tema cubagem fez parte dos meus estudos quando desenvolvi o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em 2004, na (UFPa).
O trabalho foi desenvolvido no sentido de conhecer os métodos de cubagem utilizados no município de Breves, onde, através deste facilmente encontraremos o volume das toras das árvores e como aplicá-los na educação em sala de aula.
A cubagemde madeira é um tema que encontra afinidade nos estudos da Etnomatemática, que D’Ambrosio (1993) aponta como sendo uma palavra/termo, gerado de três radicais: (etno) próprio, (matema) realidade, (tica) técnica. Esse autor também define Etnomatemática como um programa de pesquisa e de ensino cujos propósitos estão voltados à valorização das práticas matemáticas de grupos culturalmente diferenciadosda sociedade nacional, onde D’Ambrósio (1996), afirma que:
[...] Na verdade, diferentemente do que sugere o nome, etnomatemática não é apenas o estudo de "matemáticas das diversas etnias". Para compor a palavra etno matemática utilizei as raízes tica, matema e etno para significar que há várias maneiras, técnicas, habilidades (tica) de explicar, de entender, de lidar e de conviver (matema) comdistintos contextos naturais e socioeconômicos da realidade (etno). (D'Ambrósio, p. 111-112, 1996)
Trabalhar esse tema no ensino da matemática no nível fundamental possibilita a efetivação de um ensino focado na interdisciplinaridade, contribuindo com a busca de novos caminhos que desperte o interesse, o gosto pela aprendizagem da MATEMÁTICA, envolvendo medições e cálculos de volumes por métodospopulares e científicos, bem como demonstração de fórmulas.
Para compreender o método de cubagem da madeira utilizado pelo madeireiro exibido em (Biembengut, 2003) devemos proporcionar ao aluno um ambiente diferenciado para que o mesmo desenvolva sua aprendizagem de forma compreensiva e significativa. O desenvolvimento do trabalho que fora intitulado “Cubagem de Madeira: Estudo do Volume no 9º anodo ensino fundamental” propiciou também um espaço de aprendizagem em Geometria Espacial.
Para desenvolver a pesquisa sobre o tema: Cubagem de Madeira e articulá-la aos estudos que ora desenvolvo na formação continuada no Curso de Matemática no Ensino Básico, meu interesse investigativo deteve-se na seguinte questão problema: Como o professor pode utilizar o Cálculo da Cubagem de Madeira para...
tracking img