Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desigualdade entre os homens na natureza e seu progresso na sociedade.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. In: Coleção Os Pensadores. Nova Cultural. São Paulo/SP, 1989.


Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra no ano de 1712 e morreu no de 1778.
É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas ideiasinfluenciaram a Revolução Francesa (1789). Em suas obras, defende a ideia da volta à natureza, a excelência natural do homem, a necessidade do contrato social para garantir os direitos da coletividade. Sua obra inspirou reformas políticas e educacionais. Das suas numerosas obras, podem citar-se, dentre as mais notáveis: Júlia ou A Nova Heloísa (1761), romance epistolar, cheio de grandesentimentalidade e amor à natureza; O Contrato Social (1762), onde a vida social é considerada sobre a base de um contrato em que cada contratante condiciona sua liberdade ao bem da comunidade, procurando proceder sempre de acordo com as aspirações da maioria; Emílio ou Da Educação (1762), romance filosófico, no qual, partindo do princípio de que "o homem é naturalmente bom" e má é a educação dada pelasociedade, preconiza "uma educação negativa como a melhor, ou antes, como a única boa"; As Confissões, obra publicada após a morte do autor (1781-1788), e que é uma autobiografia sob todos os pontos-de-vista notável.

O autor em sua obra “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens” procura responder a questão proposta pela Academia de Dijon “Qual a origem da desigualdadeentre os homens, e se ela é autorizada pela natureza?”.
O livro é dividido em duas partes, a primeira que traz a ideia do homem natural e a segunda que fala sobre o homem em sociedade. Na primeira parte Rousseau descreve o homem natural como sendo robusto, solitário, livre de escolhas. Esse homem natural ou selvagem não tinha tentações, suas necessidades eram facilmente supridas, não temiam osanimais mesmo sendo alguns deles mais fortes, mais ágeis, pensavam apenas em sua alimentação, preservação e repouso, agiam por instinto, caçavam e deixavam a terra abandonada à sua fertilidade natural. O homem não tinha maldade. Neste tempo, não existe motivos para viver em sociedade já que o homem tinha tudo o que precisava, sua principal característica é a perfectibilidade, o poder de seaperfeiçoar em função das circunstâncias. Ele fala também que o homem natural não tinha maldade era inocente já que não tinham entre si nenhuma espécie de relação moral ou de deveres, e que só existia uma desigualdade natural entre eles, que consiste na diferença das idades, da saúde, das forças do corpo e das qualidades do espírito, ou da alma e que não se pode definir qual a fonte da desigualdadenatural, pois a resposta já está na própria definição da palavra.
Utiliza o estudo sobre a origem da linguagem para demonstrar a falta de ligação entre o homem natural e o homem social e que não se pode determinar pela natureza o que surgiu antes, a língua ou a sociedade.

Na segunda parte ele faz uma transição do homem natural para o homem civil e a partir daí surge a origem da desigualdade. Ohomem era solitário e com a ideia de aperfeiçoamento (perfectibilidade) o homem aprendeu a pescar, caçar e a se comunicar de acordo com as dificuldades que surgiam e aprendeu que poderia se beneficiar se juntando a outros homens, passando mais tempo no mesmo lugar com as mesmas pessoas, passando a construir famílias e tendo a necessidade de construir abrigos. É nessa parte que surge a desigualdadeentre os homens como ele diz “primeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo” (pág. 63). Essa é a ideia de propriedade. Nesse momento, o autor defende a ideia de que seria hora de parar, pois nesse estágio o homem natural viveria em sociedade, é verdade que com menos recursos, mas estes seriam...
tracking img