csvbg

1640 palavras 7 páginas
TURISMO NÁUTICO
TURISMO NÁUTICO

Portugal é um país marítimo por excelência, com uma forte tradição náutica e com um extenso litoral, com condições favoráveis para a prática de desportos náuticos. Para além da costa Atlântica, Portugal possui rios navegáveis, barragens com grande potencial náutico e também um passado histórico e cultural ligado aos descobrimentos.

Portugal conta atualmente com 31 marinas/portos de recreio que se encontram situadas principalmente na região do Algarve.
Para além desta oferta, existem projetos em vigor para a construção de novos portos e marinas que aumentarão o número total de amarrações em Portugal.

O MERCADO
Motivação principal:
• Desfrutar de uma viagem ativa em contacto com a água, a, com a possibilidade de realizar todo o tipo de actividades náuticas, em lazer ou em competição.
Actividades:
• Windsurf, surf, vela, remo, mergulho, pesca, charter de cruzeiro, etc.

Mercados:
• Náutica de recreio - experiências relacionadas com a realização de desportos náuticos ou de charter náutico, como forma de lazer e entretenimento. Inclui uma grande variedade de desportos: vela, windsurf, surf, mergulho, etc.
Representa cerca de 85% do total das viagens de náutica.
• Náutica desportiva - experiências baseadas em viagens realizadas e cujo objetivo é participar em competições náutico-desportivas. É um mercado muito específico, com as suas próprias regras de funcionamento. Representa 15% deste sector

Vamos centrar essencialmente na Náutica de
Recreio, por representar a maioria das viagens realizadas por esta motivação. O mercado da
Náutica desportiva não se insere nos mercados turísticos, pois rege-se por regras próprias de funcionamento, não se adequando a nenhum princípio turístico em geral. Volume:
• O turismo Náutico representa um mercado de quase 3 milhões de viagens internacionais, de uma ou mais noites de duração, por ano na Europa
• Este volume representa, aproximadamente,

Relacionados