Cruz e sousa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IFSC/DALTEC

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA BRASILEIRA

CRUZ E SOUSA: VIDA E OBRA

FLORIANÓPOLIS, 09/02/13
BRUNO GARTNER BITENCOURT
CAPÍTULO I: ORIGENS DE CRUZ E SOUSA
João da Cruz e Sousanasceu em 24 de novembro de 1861, em Nossa Senhora do Desterro, que é hoje Florianópolis, capital de Santa Catarina. Cruz e Sousa era católico, sendo batizado em 4 de março de 1962 na igreja matriz desua cidade natal.
Era filho de ex-escravos, Guilherme da Cruz (mestre pedreiro) e Carolina da Eva Conceição (lavadeira), ambos foram alforriados (libertados) pelo seu senhor, o coronel GuilhermeXavier de Sousa. Foi dele que o menino João recebeu seu último sobrenome e a proteção, que viveu como filho de criação do coronel Guilherme.

CAPÍTULO II: VIDA DE CRUZ E SOUSA
Aos 8 anos de idade, Cruz eSousa já recitava versos seus em homenagem a seu protetor, que voltava, promovido a marechal, da guerra do Paraguai. Em 1871, matricula-se no Ateneu Provincial Catarinense, onde estudou até 1875,aprendeu Francês, Inglês, Latim, Grego, Matemática e Ciências Naturais. Cruz recebeu elogios de seu professor de Ciências Naturais, Fritz Muller, que o descreveu como “acima de todos os seuscondiscípulos). A inteligência do jovem negro era a prova de que as opiniões anti-racistas estavam corretas.
Em 1881, funda o Jornal Colombo, que proclamava adesão a Escola Nova (Parnasianismo). Algum tempodepois, em 1884, o presidente da Província, Dr. Francisco Luís da Gama da Rosa, nomeia Cruz e Sousa como Promotor de Laguna, mas o poeta não pôde assumir o cargo, pois a nomeação foi negada pelos políticoslocais, pelo motivo de ser negro.
Depois de algum tempo no Rio Grande do Sul e após enfrentar represália para não sair de sua terra natal por motivo de preconceito, o autor fixa residência no Rio deJaneiro, onde trabalhou em empregos que não condiziam com sua capacidade e formação.
Casou-se com Gavita Gonçalves, com quem teve quatro filhos, os quais morreram precocemente por tuberculose, o que...
tracking img