Crsitalização

2674 palavras 11 páginas
1. Introdução

O processo de cristalização é uma operação unitária de separação que também possui fins de purificação que consiste na conversão de uma fase homogênea do estado gasoso, líquido ou sólido amorfo para o estado cristalino.
Dizer que um sólido está no estado cristalino significa dizer que os átomos e as moléculas que o constituem estão organizados em uma estrutura tridimensional regular.
Exemplos da cristalização são: o congelamento da água para formar gelo, a formação de partículas de neve a partir do vapor, a formação de partículas sólidas a partir de um líquido fundido ou a formação de cristais sólidos a partir de uma solução líquida.
A ideia de ser um método de separação baseia-se no fato de ser possível retirar da fase homogênea a substância que será cristalizada. Já o fato de ser usada também para a purificação, baseia-se na possibilidade de remoção de impurezas com base na diferença de solubilidade do produto que se pretende purificar. Assim, a cristalização não é destinada exclusivamente a isolar o produto final; ela intervém igualmente na purificação dos produtos intermediários.
Portanto, a cristalização tem grande importância em razão do grande número de materiais que pode ser comercializado na forma de cristais, oferecendo altíssima pureza a partir de soluções relativamente impuras obtidas a partir de um único passo de processo. Devido a esses fatores, a cristalização é um dos principais métodos de finalização de produtos usado principalmente em indústrias químicas e farmacêuticas.

2. O método da cristalização

A cristalização não pode acontecer sob qualquer condição. A condição necessária para a sua ocorrência é que o sistema esteja longe do equilíbrio. Esse deslocamento de equilíbrio se baseia no estado da fase com relação à solubilidade.
Dessa forma, o princípio básico para ocorrência da cristalização é a existência de uma solução supersaturada. Esta solução supersaturada não se encontra em equilíbrio, e portanto, o

Relacionados

  • Estudo do equlíbrio de solubilidade em meio aquoso para a cristalização do ácido nicotínico
    3775 palavras | 16 páginas