Cronograna artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cronograma

Neoclassicismo: Fim do século XVIII e XIX. A arte neoclássica busca inspiração no equilíbrio e na simplicidade, bases da criação na Antiguidade. As características marcantes são o caráter ilustrativo e literário, marcados pelo formalismo e pela linearidade, poses escultóricas, com anatomia correta e exatidão nos contornos, temas “dignos” e clareza. Esse estilo expressaria, sobretudona França, os interesses e a mentalidade da burguesia manufatureira que, num caráter democrático, buscava reagir contra a pompa e o gosto aristocrático da época de Luís XV. Acontecimentos Históricos: Escavações nas ruínas de Pompéia e Herculano, construção do Arco do triunfo (por Napoleão em 1806). Missão Artística Francesa, Revolução francesa, Revolução industrial. Principais pintores:JacquesLouis David, Jean Dominique Ingres, Jean Baptisti Debret. Romantismo: Situado nas últimas décadas do século XVIII na Europa e grande parte do século XIX, foi um movimento artístico e filosófico em reação ao Neoclassicismo. Caracterizado pelo particular, pela va lorização da mulher, do emocionalismo e do nacionalismo.O Romantismo surgiu na Europa numa época em que o ambiente intelectual era de granderebeldia. Na política, caiam os sistemas de governo despótico e surgia o liberalismo político, no campo social imperava o inconformismo e no campo artístico o repudio às regras. A Revolução Francesa é o climax desse século de oposição. No Brasil, o romantismo coincidiu com a independência política em 1822 com o 2º Reinado, a guerra do Paraguai e a campanha abolicio nista. Principais pintores:Francisco Goya, Eugène Delacroix, Theodore Géricault. Paisagismo: No Romantismo, houve um ramo da pintura que mais tirou proveito da liberdade do artista,a pintura de paisagens é um gênero típico da tradição inglesa.. Exaltavam-se as sensações extremas, os paraísos artificiais, a natureza em seu aspecto mais bruto. Lançar-se em “aventuras” ao embarcar em navios com destino aos pólos, por exemplo,tornou-se uma forma de inspiração para alguns artistas. O pintor inglês William Turner refletiu este espírito em obras como Mar em tempestade onde o retrato de um fenômeno da Natureza é usado como forma de atingir os sentimentos supracitados.

Expressionismo: A situação político- econômica da Europa no começo do século era bastante turbulenta,cheia de conflitos territoriais,culminando na primeiraGuerra Mundial. Considerado um desdobramento do Impressionismo, os principais precursores do expressionismo foram Van Gogh, Edvard Munch e Paul Klee, tal a dramaticidade de suas obras, a importância (e, em certo sentido, a independência) da cor. Ambas as obras propõem uma ruptura formal e ideológica com a Academia e com o Impressionismo. O Simbolismo como um todo também influenciou os movimentosexpressionistas, em uma outra esfera, devido à importância dada à mensagem oculta na obra. Durante a década de 1950, o expressionismo volta a se manifestar, mas agora de uma outra maneira, na obra de artistas americanos como Jackson Pollock, dentro do que ficou conhecido por expressionismo abstrato.

Fauvismo: Corrente artística do início do século XX, associada à pintura caracterizada pela buscada máxima expressão pictórica O Fauvismo, movimento principalmente francês, tem como características marcantes a simplificação das formas, o estudo do uso das cores, e uma elevada redução do nível de graduação das cores utilizadas nas obras. Os seus temas eram leves, retratando emoções e a alegria de viver e não tendo intenção crítica. A cor passou a ser utilizada para delimitar planos, criando aperspectiva e modelando o volume. Tornou-se também totalmente independente do real, já que não era importante a concordância das cores com objecto representado, e sendo responsável pela expressividade das obras.Principais artistas: Paul Gauguin, Van Gogh, Georges Braque, Andre Derain, Paul Cézanne e Henri Matisse.

Abstracionismo: Foi uma fuga da realidade, buscava sintetizar os elementos da...
tracking img