Cromatografia Líquida de Alta Eficiência ( HLPC)

2533 palavras 11 páginas
Cromatografia Líquida de Alta Eficiência ( HLPC)

A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência é uma das técnicas de separação mais nova e mais importante que existe. .

A fase móvel nesse tipo de cromatografia é eluída por uma coluna fina recheada com a fase estacionária com partículas bem pequenas, normalmente sólida, e essa passagem pela coluna ocorre devido a uma bomba que aplica alta pressão, aumentando a velocidade do processo.

Tem alta eficiência, sensibilidade e resolução na análise quantitativa de uma mistura. Ou seja separa muitos componentes dela e até mesmo os de baixa concentração. E todo esse processo pode ser feito em minutos. .

* Esquema de HPLC com reciclador de Solvente (Fase móvel):

Quatro décadas de tecnologia se passaram para que surgisse o HPLC do século XXI revolucionando o que há de mais sofisticado em cromatografia líquida nos laboratórios. A cromatografia líquida de alta eficiência é uma tecnologia aplicada á análises biológicas e biomédicas que consiste basicamente em cromatografia líquida computadorizada, dispondo de um aparelho robusto contando com varias modalidades moleculares de análises o CLAE vem contribuindo cada vez mais para a quantificação de moléculas em diversos organismos biológicos sempre com qualidade e precisão na obtenção das amostras. O alto custo e a mão de obra escassa fazem desse aparelho uma “joia” nos laboratórios, a reciclagem da coluna de fase estacionária é uma característica forte deste aparelho proporcionando maior numero de análises em um menor tempo sem necessidade de troca da coluna por onde a fase móvel (solvente) irá percorrer. Muito sobre a maquinaria deste equipamento está descrita na literatura detalhadamente, porém com a invasão tecnológica a cada dia uma nova alternativa é descoberta tanto para a CLAE quanto para todas as outras metodologias cromatográficas. Esta revisão objetivou analisar o sistema do HPLC como

Relacionados

  • Uso da cromatografia liquida
    4129 palavras | 17 páginas
  • Estrutura e catálise – aminoácidos, peptídeos e proteínas
    2920 palavras | 12 páginas
  • cromatografia
    5455 palavras | 22 páginas
  • Relat Rio Final Cromatografia
    7077 palavras | 29 páginas