Criptografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Este Trabalho ira abordar os conceitos da criptografia e suas técnicas, como chave simétrica, chave assimétrica, criptografia quântica, criptografia nas redes sem fio entre outras.
Mostraremos para que serve a criptografia e como ela vem sendo usada para nos ajudar a proteger senhas, números de cartão de crédito e outras informações confidenciais que são transferidas pela rede.Mas como garantir que os dados em pacotes não serão modificados em trânsito? Como garantir que intrusos não serão capazes de obter as informações confidenciais que trafegam na rede? Como garantir que o autor de uma mensagem é quem realmente diz ser? Esses e outros problemas similares, em redes e canais de comunicação inseguros, podem ser resolvidos com o uso de criptografia, que será o nossoassunto neste trabalho.
Criptografia, em um modo simples, é a ciência ou a arte de cifrar e decifrar informações, mantendo-as em segredo e garantindo que somente as pessoas autorizadas terão acesso a elas. Com criptografia, podemos também criar mecanismos de autenticação com assinaturas digitais e métodos para a verificação de integridade dos dados.
A criptografia é tão antiga quanto a própriaescrita. Existem evidências, por exemplo, de que os espartanos, na Grécia, já usavam mecanismos primitivos de codificação, que permitiam que mensagens secretas fossem trocadas para comunicar seus planos de guerra.
Com o crescimento da Internet e o avanço da comercialização de produtos eletrônicos, têm exigido a criação de novos protocolos e serviços usando técnicas de criptografia para eliminaralgumas das vulnerabilidades existentes na suíte de protocolos TCP/IP.
Apesar da evolução do campo da criptografia, com a utilização do computador, seus princípios fundamentais permaneceram os mesmos. Em sistemas simétricos ou de chave secreta, a mesma chave (o segredo, como nos tempos antigos) é usada para cifrar e decifrar a informação. Esse método funciona muito bem em aplicações limitadas, como asmilitares, em que o emissor e o receptor podem se preparar antecipadamente para trocar a chave ou quando um usuário paranóico deseja criptografar dados valiosos em seu computador usando programas como o PGP, que existe para Linux.
A criptologia se preocupa basicamente com a segurança de informações. A segurança da informação pode ser obtida várias formas, de acordo com a situação e asnecessidades. Até recentemente, informações importantes eram escritas, autenticadas, armazenadas e transmitidas utilizando-se papel e tinta.
Com a chegada dos computadores, dos meios magnéticos de armazenamento e das telecomunicações, a possibilidade de se produzir milhares de documentos idênticos faz com que fique muito difícil (ou até mesmo impossível) distinguir as cópias do original. A identificação,validação e autorização de um documento eletrônico exigem técnicas especiais. A criptografia é uma delas.
Mas não pense que a era da criptografia românica, em forma de arte, tenha acabado. Ainda é a alegria de muitos aficionados criar ou decifrar criptogramas usando técnicas antigas, originais ou modificadas. É a chamada criptografia de lápis e papel.
Veremos então vários métodos de usos dacriptografia ,ao decorrer deste trabalho.

Objetivo do Trabalho

Esse trabalho tem como objetivo, trazer ao leitor, conhecimentos sobre o tema criptografia, tendo à finalidade de mostrar seus conceitos, seus pontos positivos, negativos e as técnicas utilizadas.
É de nosso interesse também contribuir para a pesquisa, do leitor a fim de tirar suas duvidas, ou orientá-lo na implantação dessa técnica,fornecendo-lhe um conteúdo dinâmico, interativo e o principal com uma informação segura, dando e ele a segurança e a certeza de que todos os pontos aqui tratados são conteúdos verdadeiros.
A criptografia tem sido muito usada, pois se trata de uma forma muito segura de proteger informações que transitam por toda a internet, quando falamos de internet, segurança é fundamental, não só para um...
tracking img