Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
www.quimica10.com.br AULA 33 – RADIOATIVIDADE - I I - Introdução a Radioatividade A radioatividade, embora choque pelo desastre ocorrido no passado (Hiroshima e Nagasaki), não é apenas estudada como arma de destruição em massa. As suas aplicações se estendem a medicina, a agricultura, a arqueologia, a produção de energia elétrica, entre outras.

Para compreender suas aplicações devemos conhecera natureza desse fenômeno, sendo assim se faz necessário conhecermos os eventos que

www.quimica10.com.br desencadearam as descobertas nesse ramo físico-químico através de um breve histórico.  Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio e uranila: K2(UO2)(SO4)2 , conseguia impressionar chapas fotográficas.  Em 1898,Pierre e Marie Curie identificaram o urânio, o polônio (400 vezes mais radioativo que o urânio) e depois, o rádio (900 vezes mais radioativo que o urânio).  Em 1903 Ernest Rutherford idealizou um experimento para separar e determinar a natureza das radiações emitidas. As radiações eram emitidas pelo material radioativo, contido no interior de um bloco de chumbo e submetidas a um campo elétrico oumagnético. O aparato era envolvido por material fluorescente ou filme fotográfico.

.  Analisando as cintilações, são observadas três marcas diferentes, as quais caracterizam três tipos de radiações:  Radiações α (alfa), que se desviam no sentido da placa negativa.  Radiações β (beta), que se desviam no sentido da placa positiva; esse desvio é mais acentuado que o das partículas α.  Radiações γ(gama), que não sofrem desvio; são ondas eletromagnéticas.

www.quimica10.com.br As principais características dessas radiações são descritas a segui:

Outras radiações: Radiação próton nêutron pósitron Grau de penetração Moderada/baixa Muito penetrante Moderado Velocidade 10% de c < que 10% de c < que 90% de c Partícula 1 1+ 1 1 H , 1p 1 0n 0 + +1e , β

Por meio dessas constataçõesexperimentais desses cientistas, foi criado um importante conceito para tal fenômeno. “Radioatividade é a capacidade que certos átomos possuem de emitir radiações eletromagnéticas e partículas de seus núcleos instáveis com o objetivo de adquirir estabilidade nuclear” .

A emissão de partículas faz com que o átomo radioativo de determinado elemento químico se transforme num átomo de outro elementoquímico diferente, esse fenômeno é chamado de decaimento radioativo. Mas afinal, quando um átomo é instável? Um dos fatores que têm relação com a estabilidade nuclear é a relação número de nêutrons/número de prótons. Se a relação número de nêutrons/número de prótons

www.quimica10.com.br exceder a 1,5 observa-se a presença de núcleos instáveis que emitem espontaneamente radioatividade. Observe afigura a seguir:

II - Leis da Radioatividade As leis da radioatividade estão ligadas as emissões radioativas com a decorrente conversão de um radionuclídeo (núcleo radioativo) em outro elemento químico. Essa conversão tem por objetivo transformar um átomo instável em outro mais estável.  1ª Lei da Radioatividade (lei de Soddy) : "Quando um núcleo emite uma partícula alfa (α) , seu número atômicodiminui de duas unidades e seu número de massa diminui de quatro unidades."

Z

X A = 2 α4 + Z - 2YA -4

Ex: 92U235  2α4 + 90Th231

www.quimica10.com.br  2ª Lei da Radioatividade (lei de Soddy-Fajans-Russel) : "Quando um núcleo emite uma partícula beta (β) , seu número atômico aumenta de uma unidade e seu número de massa permanece constante."

Z

X A  -1β0 + Z + 1Y A

Ex: 83Bi210 -1β0 + 84Po210 Importante. Ser atingido por radiação é algo sutil e impossível de ser percebido imediatamente, já que no momento do impacto não ocorre dor ou lesão visível. A radiação ataca as células do corpo individualmente, fazendo com que os átomos que compõem as células sofram alterações em sua estrutura. As ligações químicas podem ser alteradas, afetando o funcionamento das células....
tracking img