Criminologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Criminologia
Aula 1: Criminologia como Ciência
“Cabe definir a Criminologia como ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplado este como problema individuale como problema social.”

A criminologia é uma ciência do SER, ou seja, visa entender e explicar a realidade a partir de um determinado objeto, utilizando-se para tanto dois métodos:
- Método Empírico: analisa a realidade pela coleta de dados concretos, materialmente verificáveis, como estatísticas, registro de ocorrência, dados de vítimas e/ou criminosos, como idade, sexo, escolaridade etc.
-Método Indutivo: pois em decorrência da observação de premissas é possível se construir uma teoria genérica capaz de explicar determinado fenômeno.
OBS: Enquanto do direito valora o fato, definindo-o ou não como algo lesivo para a coletividade, a criminologia o analisa e explica, como um fenômeno real.

OBJETO
Dependendo do interesse do pesquisador, o objeto da criminologia pode variar, viade regra, dentro dos seguintes temas:
- O criminoso: neste tema, tenta-se explicar seu motivo, seu psiquismo, suas motivações.
- O crime: este estudo pode ser dirigido à analise da pratica de delitos específicos, como nos casos de trafico de drogas, crimes organizado e lavagem de dinheiro.
- A vitima: através da vitimologia, ciência que estuda seu comportamento, sua posição frente o agentevitimizante ou até mesmo, sua colaboração com a pratica do crime.
- Os Processos de criminalização: parte dos estudo mais modernos da chamada criminologia critica, que tem como interesse explicar, quais os critérios levam um delinqüente a ser inserido no sistema penal.
- O sistema penal: são eles: o sistema policial, judiciário, o sistema carcerário e de aplicação de pena.

FUNÇÃO DA CRIMINOLOGIAA criminologia serve de referência teórica para a implementação de estratégias de políticas criminais, que são métodos utilizados pelo poder público no controle da criminalidade. Exemplo:
- Espaços abertos e mal iluminados facilitam a pratica de crimes.
- Numa decisão político criminal, o poder público intervém no cenário urbano, diminuindo assim o numero de delitos.

DA INTERDISCIPLINARIEDADEAssim, a criminologia, além de ser reconhecida como ciência, também é considerada interdisciplinar, uma vez que para qualquer dos objetos que se destina estudar, poderá fazê-lo sob vários enfoques distintos, podendo se apoderar de diversas esferas do conhecimento a fim de melhor entender determinada situação.
- Economia: entender a influencia da economia na tomada de determinadas políticascriminais; no estudo dos crimes econômicos e transnacionais, como de lavagem de dinheiro e ambientais; na influencia das diferenças sociais como fator criminógeno.
- Sociologia: para a compreensão do crime como fenômeno social; o estudo dos grupos e subgrupos que compõe a sociedade e seus valores; entender como a mobilidade social pode influenciar o crime.
- Biologia/psicologia: verificar os fatoresbiológicos e psicológicos que influenciam o criminoso na pratica do crime; o neo-positivismo e a busca do gene da violência no código genético humano.
- Filosofia: pode ser estudada a fim de questionar os paradigmas de controle e as escolas existentes como, por exemplo, no estudo das teorias que fundamentam a pena.
- Direito: nos critérios utilizados pelo legislador no momento de legislarmatéria criminal; o papel do judiciário na seletividade do sistema penal; o uso do direito como instrumento de poder.
- Historia: no estudo do desenvolvimento das praticas punitivas, da pena e do direito penal; a compreensão da Inquisição; a relevância da escravidão e suas permanências no cenário atual do Brasil.

Aula 2: Análise Histórica dos meios Punitivos e do Controle Social
Punição e meios...
tracking img