Crescimento populacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


A população brasileira tem sofrido profundas transformações nas últimas três décadas, que terão enormes repercussões em termos sociais e econômicos. Há uma certa dificuldade, por parte da sociedade brasileira, até aquela com nível educacional mais elevado, em apreender estas mudanças e, inclusive, em aceitá-las como reais.

Este trabalho tem por objetivo analisar a evolução dotamanho da população brasileira, de seu ritmo de crescimento,apresentando os dados reais entre 1980 e 2009, assim como apresentar sua trajetória provável até 2020.

Dada a tendência do processo de declínio rápido e generalizado da fecundidade no Brasil e o que está sucedendo nos países desenvolvidos e em alguns do Terceiro Mundo que iniciaram antes este processo, é bastante realista supor-seque, ao final da segunda década do próximo século, a população do País deverá apresentar níveis de fecundidade e mortalidade que, no longo prazo, lhe garantam taxas de crescimento em torno de zero. Discute-se, então, quando se alcançaria a situação de população estacionária.
Esta análise foi elaborada com a preocupação de tornar mais claros alguns do elementos básicos da análise demográfica, detal modo a contribuir para uma melhor compreensão da nova dinâmica demográfica brasileira.













CRESCIMENTO POPULACIONAL

O crescimento populacional é a mudança positiva do número de indivíduos de uma população dividida por uma unidade de tempo. O termo população pode ser aplicado a qualquer espécie viva, mas aqui refere-se aos humanos.
Para um estudo da população, éessencial a análise estatística acompanhada das características históricas e geográficas das sociedades existentes no planeta. Cada umas dessas regiões tem as suas particularidades socioeconômicas, culturais e ambientais.

Características gerais e o contexto histórico das teorias demográficas
Teoria malthusiana - Malthus previu um forte crescimento populacional que não seria acompanhado pelo aumentoda produção de alimentos, segundo ele a produção de alimentos cresceria numa PA enquanto na realidade crescera numa PG, ele não poderia prever a tecnologia na agricultura pois estava em plena revolução industrial.
Teoria Neomalthusiana - Alarmista teoria contemporânea ao pós guerra de base ideológica Capitalista.
Base teórica: as elevadas taxas de crescimento populacional de 3° mundo traz comoreflexo e conseqüência o elevado grau de subdesenvolvimento econômico e a situação de miséria e fome.
Teoria da transição demográfica: Alguns estudiosos apresentaram esta teoria para explicar os fenômenos relativos ao crescimento populacional mundial: as taxas de crescimento vegetativo de alguns países desenvolvidos estavam muito baixas próximo a zero e nos não desenvolvidos havia uma claratendência de crescimento acelerado, algo como explosão populacional.
Teoria Marxista: ideológica socialista Atribui forte pressão sobre os recursos naturais não renováveis se caso permaneça as elevadas taxas de crescimento populacional nos países subdesenvolvidos. Para tanto deve ser aplicado o conceito de desenvolvimento sustentável è a capacidade de crescimento econômico.




Consequência doaumento populacional
O contínuo aumento populacional pode ter várias consequências negativas. A mais falada é a questão da escassez de alimentos, mas a verdade é que os alimentos estão mal distribuídos mundialmente, uma vez que, nos países desenvolvidos existe um grande problema de saúde por excesso de alimentação (obesidade e problemas cardiovasculares).
Com o aumento da população e desenvolvimentodos países aumenta também a poluição produzida, e se já com a população atual os problemas ambientais relacionados com a poluição são bastantes, então deduz-se que serão muito piores com uma população ainda maior e a produzir cada vez mais desperdícios; este aumento da poluição poderá implicar também a degradação de muitos ecossistemas naturais.
Na sociedade globalizada em que vivemos outro...
tracking img