crehce

1929 palavras 8 páginas
CAPÍTULO 3 – PRODUTO / SERVIÇO
Durante muitos anos, a creche foi o local onde as mães das famílias de baixa renda deixavam os filhos para irem trabalhar. Era uma prestação de serviços com toda tradição assistencialista. Na década de oitenta, esse conceito começou a mudar, na medida em que as mulheres aumentaram sua participação no mercado de trabalho e pais de classes mais altas passaram a utilizar esse serviço. Com a publicação da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1996, as creches assumiram papel importante dentro da Política Nacional de Educação Infantil. Para o MEC – Ministério da Educação e Cultura, a educação infantil é uma etapa da educação básica e tem que ter objetivos educacionais; portanto, necessita de planejamento e acompanhamento. Nesse contexto, as creches exercem hoje importante papel educacional para crianças de até seis anos de idade.
A década de 70 foi um período de criação de muitas creches universitárias pelo país e, conforme pontua RAUPP (2002), as creches passaram a ser uma luta de comunidades universitárias como direito de assistência à criança na ausência da mãe no horário de trabalho. O que falta ainda é a assistência às mães que estudam e não tem onde deixar suas crianças.
Devido ao grande número de mães e pais de família que cursam cursos em instituições de ensino superior que possuem filhos e não tem onde deixar e nem alguém para cuidar dos mesmos, é interessante e necessário a criação de uma creche dentro das instituições para suprir tal demanda e necessidade.
Tal projeto seria desenvolvido em espaços específicos oferecidos pelas instituições de ensino.
REQUISITOS QUALITATIVOS PARA ESCOLHA DO LOCAL:
1- Ser de fácil acesso aos pais e/ou responsáveis, visto que é no seu local de estudo;
2- Estar localizada em área relativamente tranqüila próxima às áreas verdes para o bom desenvolvimento das atividades.
3- Ser distante de trânsito muito intenso;
4- Oferecer boa infra-estrutura e estacionamento.

Teremos como

Relacionados

  • PRODU O DE HORTALI AS NA CREHCE MARIANA
    1000 palavras | 4 páginas