Crefito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ConCurso PúbliCo

005. Prova objetiva

EsCriturário

 Você recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 50 questões objetivas.  Confira seu nome e número de inscrição impressos na capa deste caderno.  Leia cuidadosamente as questões e escolha a resposta que você considera correta.  Responda a todas as questões.  Marque, na folha intermediária de respostas, localizada noverso desta página, a letra correspondente à alternativa que você escolheu.

 Transcreva para a folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, todas as respostas anotadas na folha intermediária de respostas.  A duração da prova é de 4 horas.  A saída do candidato da sala será permitida após transcorrida a metade do tempo de duração da prova.  Ao sair, você entregará ao fiscal afolha de respostas e este caderno, podendo destacar esta capa para futura conferência com o gabarito a ser divulgado.

AguArdE

A ordEm do fisCAl PArA Abrir EstE CAdErno dE quEstõEs.

22.01.2012

Folha intermediária de resPostas

CONHECIMENTOS GERAIS

Leia o texto para responder às questões de números 02 a 10. Os repórteres destacados para coberturas sobre violência às vezesextrapolam os limites do trabalho jornalístico e invadem a esfera policial. Gelson Domingos, o cinegrafista atingido no peito por um tiro fatal de fuzil, durante operação na Favela de Antares, no Rio, expõe essa e outras questões. Gelson foi ferido por uma bala perdida, disparada contra PMs com os quais um traficante trocava tiros. É discutível a tarefa jornalística de mostrar, de forma tão ousada, umtiroteio. Que informação é levada ao telespectador? Problema à margem, surge outra dúvida. Era uma zona de guerra? A resposta positiva força a observação: ninguém, então, estava adequadamente protegido. O projétil poderia ter atingido a cabeça de Gelson ou a cabeça de um dos policiais. Nem o cinegrafista nem os policiais usavam capacete de proteção balística, que, com o colete, resguardam as partesvitais do corpo. O colete do cinegrafista não o protegia. Ele usava o tipo III-A de uma escala até IV. Este, sim, com proteção contra fuzis. Mas há um problema. A legislação do Exército (R-105, Regulamento para Fiscalização de Produtos Controlados) veta o uso dele por civis.
(CartaCapital, 16.11.2011)

Língua Portuguesa 01. Leia a tira.
COMO AQUELE CARA COM O SOM DO CARRO LIGADO EM VOLUME ALTOPODE SER TÃO CRETINO? ELE DEVE SER UMA CRUZA ENTRE A IGNORÂNCIA E A PERSONALIDADE OBTUSA.

AH, QUANDO O LANCE É HEREDITÁRIO POUCO SE FAZER.

(Gazeta do Povo, 27.08.2011)

Analise as afirmações. I. No primeiro quadrinho, a pergunta do personagem exprime indignação. II. Os dois personagens têm opiniões diferentes em relação ao rapaz que deixa o som do carro ligado em volume alto. III. Noúltimo quadrinho, as lacunas da frase devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com “há” e “a”. Está correto apenas o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III.

02. A discussão central do texto revela que (A) a mídia jornalística brasileira tem deixado de lado importantes matérias sobre a violência. (B) a falta de policiais capacitados para combater a violência faz comque repórteres exerçam esse papel. (C) os repórteres vão além de suas atribuições profissionais, quando cobrem casos de violência. (D) as matérias jornalísticas têm se mostrado pouco ousadas, pois os repórteres são muito cautelosos. (E) os envolvidos no combate à violência revelam-se pessoas corajosas e conscientes de suas obrigações.

03. De acordo com o texto, em lugares perigosos emsituações de extremo perigo, é de se esperar que os policiais (A) sejam escoltados por profissionais da área jornalística. (B) possam dispensar o capacete de proteção balística. (C) preservem suas vidas com táticas e não com roupas especiais. (D) estejam necessariamente vestidos com mais proteção. (E) sejam auxiliados pelos jornalistas a se vestirem com proteção.

3

CRFT1101/005-Escriturário...
tracking img