Credito como um todo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A palavra crédito, dependendo do contexto do qual se esteja tratando, tem vários significados. Em finanças, o vocábulo crédito define um instrumento de política financeira a ser utilizado por uma empresa comercial ou industrial na venda a prazo de seus produtos ou por um banco comercial, por exemplo, na concessão de empréstimo, financiamento ou fiança.

Schrickel (1995:25) define que: "O crédito é todo ato de vontade ou disposição de alguém de destacar ou ceder, temporariamente, parte do seu patrimônio a um terceiro, com a expectativa de que esta parcela volte a sua posse integralmente, depois de decorrido tempo estipulado" .

É por meio do crédito que as pessoas físicas podem satisfazer necessidades de consumo bem como adquirir bens. As empresas também podemsuprir suas necessidades de capital de giro ou de investimentos permanentes.

De acordo com Silva (1997:51) destaca que: "A função de crédito é bastante antiga e alguns estudiosos destacam que foram encontradas evidências escritas nas ruínas da antiga Babilônia sobre empréstimos feitos a um fazendeiro, o qual teria se comprometido a pagar juros e o principal após sua colheita".Conceder crédito, numa empresa comercial, industrial ou agrícola, significa vender seus produtos transferindo a posse deles mediante promessa de pagamento futuro.

O crédito de que alguém dispõe, portanto, é a sua capacidade de obter dinheiro, mercadoria ou serviço mediante compromisso de pagamento num prazo tratado.

O processo de crédito pode estar presente no cotidiano de pessoas que nãoexercem funções relativas ao assunto, ou mesmo alguma instrução mais adequada sobre o assunto. Tendo como exemplo um pedido de algum objeto pessoal emprestado, e sem contar quando o pedido envolve, especificamente dinheiro, todos nós, indistintamente, fazemos uma análise e decisão de crédito, mesmo que por poucos segundos, sem utilizar qualquer critério tido como mais técnico ou intuitivamente.Em qualquer das situações aparecerão estes questionamentos: Será que ele não vai quebrá-lo? Posso confiar nele? Qualquer que seja, afinal a decisão, este é um inequívoco processo de crédito, mesmo que por mais simples e descomplicado que pareça.

Numa Instituição Financeira, o crédito é o elemento tradicional na relação cliente-banco, isto é, é o próprio negócio. Numa empresa comercial ouindustrial, por exemplo, é possível vender a vista ou a prazo. Num banco, não há como fazer um empréstimo ou um financiamento a vista. A principal fonte de receita de um banco deve ser proveniente de sua atividade de intermediação.

Para um banco comercial, as operações de crédito, se constituem em seu próprio negócio. Desta forma, o banco empresta o dinheiro ou financia bens aos seusclientes, funcionando como uma espécie de “intermediário financeiro”, pois os recursos que aplica são captados ao mercado através dos depósitos por milhares de clientes depositantes. Na sociedade como um todo, pessoas[1], cujas rendas excedem o consumo, o que resulta uma determinada poupança, enquanto existem a oportunidades de investimentos para os quais são necessários recursos. A função dointermediário financeiro é a de atuar como receptor de recursos, isto é, da poupança das pessoas, com o objetivo de canalizá-los para fontes produtivas. Numa sociedade em que os recursos são escassos se determinado indivíduo guardar sua poupança no “colchão”, este seu dinheiro parado não estará gerando os benefícios que poderiam propiciar à sociedade se estivesse sendo canalizado para a expansão dos meiosde produção, onde poderia criar novos empregos, gerar impostos e trazer uma série de benefícios sociais, além de contribuir na produção de bens e serviços para satisfação das necessidades

Essa função de "intermediário financeiro" torna o crédito como um dos fatores de maior importância num banco comercial. A concessão de crédito num banco comercial, portanto, consiste em emprestar...
tracking img