Crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O crack é uma droga relativamente nova, e já possui atributos significativos
para ser um dos males do século XXI.
Derivado da cocaína, mais barato e de fácil acesso, a popularidade
alcançada por esta substância psicoativa passou das ruas, para o conhecimento público através das notícias vinculadas nos meios de comunicação e recentemente atingiu o status de epidemia comoafirma Melotto (2009, p.11).. Contendo até 75% de cocaína pura, o crack é considerado a forma de cocaína com maior capacidade de causar consumo compulsivo e dependência.
A busca por menor pureza da cocaína com maior potência de ação, visando a redução dos custos e o aumento do lucro, potencializou o consumo do crack, que produz efeitos em segundos com pico de ação em ate 5 minutos e tempo de açãode 15 a 30 minutos.
Recentemente o consumo de crack passou a ser tratado em discursos midiáticos com o título de epidemia, segundo o escritório das Nações Unidas- UNODC, representando a idéia de sua extensão como problemática para diferentes esferas do contexto social.
O crack emergiu no Brasil no início dos anos de 1990 e já é considerada a droga mais consumida no país, especialmente noestado de São Paulo .
Esta droga ultrapassou as fronteiras da periferia e além de ser adotada em todos os seguimentos sociais, também desperta o interesse de usuários de outras drogas, principalmente pela facilidade e baixo custo de seu uso(KESSLER e PECHANSKY, 2008,p. 96).
. Aratangy (2009, p. 90), afirma que no início da década de 90, menos de 10% das internações de dependentes químicos eram deusuários de crack, no entanto, no final da década esse número sobe para 80%.
Um dos aspectos mais importante com relação ao uso do crack é a dimensão dos problemas físicos e fisiológicos associados ao seu uso que incluem depressão dos diversos sistemas do organismo,alterações neurológicas e psicológicas além de pendência química.
Embora haja um levante nacional através de campanhas midiáticasno sentido de prevenção ao uso e em relação aos danos que essa droga pode ocasionar , não só no aspecto físico, mas também nos aspectos psicosocioculturais é necessário que o estado esteja preparado para lidar com os malefícios já ocasionados pelo crack, como a violência, o desemprego, as comorbidades relacionadas ao seu uso e todos os demais aspectos que estão envolvidos neste contexto.
Dessemodo, considera-se relevante um estudo acerca do assunto, abordando os diversos malefícios causados pelo uso do crack,e principalmente os seu efeitos no organismo do usuário já que, trata-se de um grave e complexo problema de ordem social, afetando de sobremaneira a saúde pública e interferindo no cotidiano de toda a população.

3 CRACK

3.1 ASPÉCTOS QUÍMICOS E CINÉTICOS

O crack deriva dacocaína, porém, com efeitos de sobremaneira mais intensos, pois a sua toxicidade juntamente com o fato de ser fumado, torna seu efeito extremamente rápido. Melotto (2009, p.15)
A cocaína é uma substância natural preparada a partir da extração de um alcalóide da planta Erythroxylon coca (figura2), encontrada na América Central e América do Sul chamado benzoilmetilecgonina. Pode chegar até oconsumidor sobre duas formas:
٭De um sal: o cloridrato de cocaína (o "pó" ou "farinha") que, sendo solúvel em água, pode ser consumido por via inalatória ou dissolvido para uso intravenoso;
٭De uma base - o crack - pouco solúvel em água mas que, em contrapartida, é volátil por aquecimentos e daí a sua utilização em "cachimbos" (PIRES et al., 2004).
O cloridrato de cocaína é bastante estável (PF =195ºC), mas quando é aquecida decompõe-se em produtos que não têm efeitos farmacológicos. Sendo esta não passível de ser fumada. Para transformar a cocaína numa substância susceptível de ser fumada, tem que ser aquecida e misturada com uma base (NaHCO3, vulgarmente conhecido como bicarbonato de sódio ou NH4OH, conhecido como amoníaco), segundo a seguinte reação:

Cocaína - H - Cl + NaHCO3 ®...
tracking img