Crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Introdução

O presente trabalho tem como objetivo, esclarecer aos jovens e a sociedade civil e ao poder público a importância de informar sobre a prevenção do uso e abuso de substâncias psicoativos, dando ênfase especial a suas causas e conseqüências na vida do jovem e na sociedade.
A viabilização do trabalho é devido a necessidade de publicizar, esta questão social tanto no âmbitoacadêmico como para a população em geral.
O crack hoje em nossa sociedade contemporânea é um assunto que esta em mídia devido as notícias diárias, visto que, é notório através das estatísticas o crescente número, tanto nas grandes capitais como nas pequenas cidades de dependentes químicos e o aumento do tráfico de drogas. Destacando o aumento de mortes entre os usuários em destaque os jovens éaltíssimo, por conta da facilidade que é encontrada.
Jovens atraídos ao submundo das drogas por vários motivos estão entre eles: a curiosidade, frustração, o tédio que caracteriza a mudança de deixar de ser adolescente para ser adulto, vencer a timidez, sentir prazer, dentre outros. )

A dependência de drogasilícita e principalmente lícita esta se tornando uma fonte crescente de preocupação relacionada á saúde e principalmente a sociedade civil que contem regras que inviabilizam e condenam o uso de e abuso de drogas ilícitas, mas estimulam o consumo lícitas que é aceitável socialmente e se tornam porta de entrada para as demais drogas.
Esclarecer, portanto como ocorreu a urbanizaçãoe população, através da chegada da família real ao Brasil; qual o papel do Assistente Social no uso de substâncias psicoativas; como a família tende a compreender esses problemas quais as conseqüências emocionais afetivas do dependente químico com a família.
“A família e a influência cultural são fatores importantes. Na determinação do padrão do uso e consumo do álcool outras drogas. Há váriasevidencias de que os padrões culturais têm papel significativo no desenvolvimento do alcoolismo. Sem, entretanto, ignorar as condições preexistentes de personalidade que podem favorecer a dependência de álcool e outras drogas” .(Buchele ,Marques, Carvalho, 2004)2-Desenvolvimento
Percebe-se que desde a antigüidade as drogas já eram utilizadas em cerimônias e rituais para se obter prazer, diversão e experiências místicas. Os indígenas utilizam as bebidas fermentadas, que era o álcool em rituais sagrados, ou festividades sociais. Usavam o vinho e cerveja como uma forma de tratamento para umasérie de doenças, amenizar as dores e como abortivo.
“Procurou o homem, desde a mais remota antiguidade, encontrar um remédio que tivesse a propriedade de aliviar suas dores, serenar suas paixões, trazer-lhe alegria, livrá-lo de angústia, do medo ou que lhe desse o privilégio de prever o futuro, que lhe proporcionasse coragem, ânimo para enfrentar as tristezas e o vazio da vida”(Lauro Sollero)De certo, percebe-se que a cocaína como todos sabemos, é uma substância, que está devastando a nossa juventude, pelo seu uso que pode ser consumida na forma de pó. Ela também pode ser aspirada e dissolvida na água e é injetada na corrente sangüínea, ou sobe a forma de uma pedra que é fumada, o crack.
SegundoNICASTRE, existe também um produto que é menos purificado, dá-se o nome de pasta de coca, essa sustância pode ser fumada, e também é conhecida como merla. A cocaína apresenta propriedades anestésicos local que independe de sua atuação no cérebro. No entanto, esses efeitos têm inicio rápido e duração breve, porem são mais intensos e duradouros quando a utilização é intravenosa, ou ando o...
tracking img