Crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atualmente o aumento do consumo do crack e as consequências nefastas do seu uso são abordados como uma questão de saúde pública. A intensa disseminação desta droga se deve não somente ao seu baixocusto, mas também ao fato de ter efeito rápido e intenso, o crack rapidamente ganhou popularidade entre os seus usuários, especialmente nas áreas urbanas mais pobres. Assim como todas as drogas, ocrack assola especialmente a nossa juventude que, se antes realizava um consumo de forma velada, hoje se manifesta através dos terríveis efeitos dessa droga que alimenta uma indústria perversa, presenteno nosso cotidiano, à luz do dia e nos ambientes mais comuns.
Esta prática que ameaça a nossa juventude e devasta muitas famílias deve ser combatida não apenas pelo Estado, que tem por objetivofundamental promover o bem de todos sem qualquer forma de discriminação, mas pelo conjunto da sociedade que sofre os malefícios causados pelo uso dessa droga. Para combater o seu uso é necessárioinicialmente compreendê-lo de forma abrangente quanto aos aspectos psicológico, social e cultural, procurando, dessa forma, entendê-lo como uma doença que prolifera de forma vertiginosa e sem controle. Éfundamental enxergar o fato de que, além de ações emergenciais, são imprescindíveis políticas públicas cuja transversalidade permita o enfrentamento e superação deste problema de saúde pública.
Dessaforma, a formação permanente e a qualificação da intervenção dos profissionais para o atendimento aos usuários e suas famílias, é um passo fundamental para enfraquecer a influência das drogas. Nessesentido, é plausível a iniciativa da Presidenta Dilma Rousseff que propõe a implantação, em todo o País, de Centros Regionais de Referência em Crack e Outras Drogas em universidades federais.Trata-se de uma ação corajosa, oportuna e extremamente necessária. Sendo assim, percebe-se que essa ação tem como objetivo contemplar uma das finalidades públicas, que é a do dever-poder. Com isso, o...
tracking img