Cpu - processador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1

1 INSERIR TITULO DE PRIMEIRA ORDEM 2

1.1 ORGANIZAÇÃO DA CPU 2
1.2 EXECUÇÃO DE INSTRUÇÃO 3
1.3 RISC VERSUS CISC 4
1.4PRINCÍPIOS DE PROJETO PARA COMPUTADORES MODERNOS 5
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7









INTRODUÇÃO


Este estudo é uma breve introdução sobre o funcionamento da Unidade Central de Processamento onde apresentaremos de formadetalhada o comportamento de cada parte durante a execução de atividades e um pouco da história dos projetos RISC E CISC e princípios de projetos para computadores modernos.
























PROCESSADORES



A CPU é a parte principal do computador, sua função é executar programas armazenados na memória principal buscando suas instruções,examinado-as eexecutando-as uma após a outra.
Os componentes são conectados por um barramento, que é um conjunto de fios paralelos que transmitem endereços, dados e sinais de controle.
Barramentos podem ser externos a CPU, conectando á memória e aos dispositivos de E/S.
A Unidade Central de Processamento é composta por várias partes distintas como: A unidade de controle, responsável por buscarinstruções na memória principal e determinar seu tipo, a unidade de aritmética e lógica que efetua operações como adição e AND(E) booleano para executar as instruções.
A CPU também contém uma pequena memória de alta velocidade usada para armazenar resultados temporários, essa memória é composta por uma certa quantidade de registradores, cada um deles com um certo tamanho e função. Cadaregistrador pode conter um número, determinado pelo tamanho do registrador.



1 ORGANIZAÇÃO DA CPU


A parte chamada caminho de dados é composta de registradores,da ALU e de diversos barramentos que conectam as peças.A ALU em si efetua adição,subtração e outras operações simples sobre suas entradas.
Grande parte das instruções pode ser dividida em uma de duascategorias: registrador-memória ou registrador-registrador.Instruções registrador memória permitem que palavras de memória sejam buscadas em registradores, onde podem ser usadas como entradas de ALU em instruções subseqüentes . Outras instruções registrador-memória permitem que registradores voltem á memória para armazenagem.Quanto mais rápido for o ciclo do caminho de dados ,mais rápido será ofuncionamento da máquina.







2 EXECUÇÃO DE INSTRUÇÃO


A CPU executa cada instrução em uma série de pequenas etapas. Em termos simples, as etapas são as seguinte:


1.Trazer a próxima instrução de memória até o registrador.
2.Alterar o contador de programa para indicar a próxima instrução.
3.Determinar o tipo de instrução trazida.
4.Se ainstrução usar uma palavra na memória, determinar onde essa palavra está.
5.Trazer a palavra para dentro de um registrador da CPU, se necessário.
6.Executar a instrução.
7.Voltar à etapa 1 para iniciar a execução da instrução seguinte.


Essa sequência de etapas costuma ser denominada ciclo buscar-decodificar-executar. É fundamental para a operação de todos os computadores.Essa descrição do modo de funcionamento de uma CPU é muito parecida com um programa escrito em inglês chamado interpret. A máquina está sendo interpretada tem dois registradores visíveis para programas usuários: o contador de programa(PC), para controlar o endereço da próxima instrução a ser buscada, e o acumulador (AC) para acumular resultados aritméticos. Também tem registradoresinternos para conter a instrução corrente durante sua execução (instr), o tipo da instrução corrente (instr-type), o endereço do operando da instrução (data-loc), e o operando corrente entre si (data). As instruções contêm um único endereço de memória. A localização de memória endereçada contém o operando, por exemplo, o item de dado a adicionar ao acumulador.
O próprio fato de ser possível...
tracking img