cpital fetiche

293 palavras 2 páginas
UNIFAMMA – FACULDADE METROPOLITANA DE MARINGA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

RESUMO:
SERVIÇO SOCIAL EM TEMPO DE CAPITAL FETICHE
A FORMA HISTÓRICA DE INDIVIDUALIDADE SOCIAL NA SOCIEDADE BURGUESAMARINGÁ
2012
ANDREIA CRISTINA OLIVEIRA
CAMILA BASSANI VAREA
FRANCIELLE ZAPONI GARCIA DE ALMEIDA
RAFAEL EBER GABRIEL
REJANE DIAS MELAO

RESUMO:
SERVIÇO SOCIAL EM TEMPO DE CAPITAL FETICHE
AFORMA HISTÓRICA DE INDIVIDUALIDADE SOCIAL NA SOCIEDADE BURGUESA

Trabalho solicitado para avaliação do 2º bimestre do 5º semestre, como requisito da disciplina de Processo de Trabalho II, solicitadopela Prof.ª: Cirlene Picolo.

MARINGÁ
2012
A autora inicia o texto analisando que a forma como a riqueza social é produzida provoca singularidades nas relações na sociedade, porém sem alterar a leide troca entre proprietários e trabalhadores.
Quando o homem transforma a natureza, transforma também a realidade e a si mesmo, porque desenvolve novas habilidades, tem que responder a novasnecessidades, e explorar novas possibilidades que surgem, porém a sociedade capitalista transforma esse processo de produção em forma de exploração e dominação do trabalhador.
Em relação a isso, Marx (1996)afirma que:

Na produção social da própria existência os homens entram em relações determinadas, necessárias, independentes de sua vontade; estas relações de produção correspondem a um graudeterminado de desenvolvimento de suas forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base real sobre a qual de eleva uma superestruturajurídica e política a qual correspondem formas sociais determinadas de consciência. O modo de produção da vida material condiciona o processo de vida social, política e intelectual. Não é a consciênciados homens que determina a realidade; ao contrário, é a realidade social que determina a sua consciência (MARX, 1996, p. 82-83).

A maneira como a força de trabalho é desenvolvida na sociedade... [continua]

Relacionados