Cpc 00

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN
IV CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA CONTÁBIL

ARLY DAYANY F. L. DE CARVALHO TEIXEIRA

RESENHA CRÍTICA SOBRE O PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO: ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

MOSSORÓ
2011

ARLY DAYANY F. L. DE CARVALHO TEIXEIRA

RESENHA CRÍTICA SOBRE O PRONUNCIAMENTO CONCEITUALBÁSICO: ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Trabalho apresentado à Coordenação do IV Curso de Especialização em Auditoria Contábil da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte como um dos requisitos avaliativos da Disciplina Contabilidade Societária, ministrada pelo Prof. M.Sc. Ricardo Biali Ribeiro.

MOSSORÓ
2011
RESENHA CRÍTICAPRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO: ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pronunciamento Conceitual Básico: estrutura conceitual para elaboração e apresentação das demonstrações contábeis. Brasília, 2008. Disponível em:
< http://www.cpc.org.br/pdf/pronunciamento_conceitual.pdf >. Acessado em: 01 mar 2011.

APRESENTAÇÃODA OBRA

O Pronunciamento conceitual básico tem a característica de não ser apenas uma norma ou regra, mas sim um conjunto de princípios a serem seguidos na elaboração das demonstrações contábeis.
Este documento apresenta, na sua parte introdutória, os usuários das informações contábeis, bem como o objetivo das demonstrações; não utiliza a denominação de princípios fundamentais, ou deprincípios geralmente aceitos, mas sim, a de características qualitativas das demonstrações contábeis; define, também, os principais elementos contábeis, sendo eles: ativos, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas.
O CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) inicial mostra como os elementos das demonstrações devem ser mensurados e apresentados no balanço patrimonial e na demonstração doresultado, assim como os conceitos de capital e manutenção do capital. Portanto, dessa estrutura conceitual derivam todos os procedimentos e sobre ela se assenta toda a elaboração das demonstrações contábeis.

ESTRUTURA

O Pronunciamento conceitual básico está dividido em 10 tópicos, que são subdivididos em 110 itens, sendo alguns itens divididos em alíneas. Ao todo, são 30 páginas que conceituam oselementos necessários para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis.

RESUMO DA OBRA

O Pronunciamento Estrutural Básico em toda sua estrutura conceitua os principais elementos necessários e obrigatórios para a construção das informações contábeis. Já no início a obra ressalta a importância das demonstrações contábeis para seus usuários, pois para eles as informações contidasnas demonstrações são de grande relevância para a tomada de decisões econômicas.
Na parte introdutória da obra pode-se conhecer a finalidade da mesma que é Dra suporte ao desenvolvimento de novos pronunciamentos técnicos e aos responsáveis pela elaboração das demonstrações; auxiliar os auditores independentes a produzir seus pareceres; e apoiar os usuários na interpretação das informações.Este documento alcança o objetivo das demonstrações contábeis, as características qualitativas; a definição, o reconhecimento e a mensuração dos elementos que compõem as demonstrações e os conceitos de capital e de manutenção do capital.
Sobre os usuários o pronunciamento diz que eles usam as demonstrações para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informações, são eles: investidoresque utilizam as informações para decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos; empregados que estão interessados em saber a capacidade da entidade de prover sua remuneração; credores para empréstimos querem garantia da entidade em pagar seus empréstimos e juros; fornecedores que avaliam se as importâncias que lhes são devidas serão pagas nos respectivos vencimentos; clientes que...
tracking img