Cp1 clc2 stc2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AMBIENTE e
SUSTENTABILIDADE

Área curricular: SLC2, CLC2 e CP2
Tema do trabalho: Ambiente e sustentabilidade
Subtemas: Consumo e eficiência energética em contexto privado e Resíduos e reciclagem em contexto profissional.



Fig. 1 Aurora Austral (Antártida)
Fig. [ 1 ] Aurora Austral (Antártida)
O planeta Terra e tudo o que nele existe é um bem precioso para todos nós, a sua exploraçãoe degradação aumenta a cada segundo que passa e em parte constitui um problema irreversível, por isso proteger e estimar é muito importante para que a sobrevivência dos seres vivos (não só o homem) seja sustentável.
Contudo não é fácil e por isso mesmo a boa vontade e empenho de todos é focal para que um futuro melhor seja possível, assim este trabalho visa compreender, alertar e dar a conheceraspectos de como o uso e exploração consciente dos recursos do nosso planeta é da maior importância para todos.
O tema abordado neste trabalho é “Ambiente e sustentabilidade” e os seus subtemas são “Consumo eficiente energético” e “Resíduos e Reciclagem”, sendo que estes dois são em comum parte do quotidiano da sociedade em que vivemos.

1. A evolução energética
Todos nós sabemos que o serhumano e a sociedade são incondicionalmente dependentes da energia no geral. Existem muitas formas e modos de termos acesso à energia, se ligarmos a luz ou um electrodoméstico veremos que esta se manifesta de imediato, por outro lado nem precisamos de ir tao longe pois estamos em contacto com esta praticamente em todo lado e a toda a hora, seja em espaços como a nossa casa ou até mesmo na rua.Quando se fala em “luz” e mais concretamente em energia entramos assim num tema sempre corrente e muito importante para o presente e mais ainda para o futuro do homem e do planeta.
Fig. 2 Evolução da energia luminosa
Fig. [ 2 ] Evolução da energia luminosa
No entanto, não podemos esquecer que o modo como utilizamos e tudo o que é alimentado por energia eléctrica, como conhecemos hoje nemsempre foi assim, ao longo de décadas sofreu uma progressiva evolução.
2.Thomas Edison, um contributo para e Humanidade:
Considerado o maior inventor de todos os tempos no campo da corrente eléctrica, Thomas Edison foi o primeiro homem a construir um lâmpada eletrica incandescente. Anteriormente, já vários ciêntistas e inventores tentaram e conseguiram criar o efeito fotoeletrico, mas Edison foi oprimeiro a conseguir, utilizando um filamente carbónico aquecido a uma temperatura tal que passaria a emitir uma fonte de luz, este fenómeno revolucionou a indústria e mais tarde o mundo.

Fig. 3 Thomas Edison
Fig. [ 3 ] Thomas Edison
A comercialização deste precioso instrumento foi facilmente expandida e desenvolvida ate aos tempos de hoje.
Este ciêntista deu assim um enorme contributopara a ciência e tecnologia sendo que desenvolveu outras invensões ligadas a energia eletrica como o fonógrafo, o cinetógrafo, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone, o microfone e, aperfeiçoou ainda o telefone, inventado por Antonio Meucci.

Fig. 4- Fonógrafo | Fig. 5- Lâmpada | Fig. 6-Telefone | Fig. 7- Cinetógrafo |

Este entre outros cientistas foram os grandes condutoresdo que conhecemos hoje em termos de electricidade, todavia, apesar de muitos uteis e decerto um grande avanço para a altura estes dispositivos actualmente seriam insustentáveis para a sociedade como a conhecemos, pois para além destes instrumentos serem precários pois precisam de energias fosseis para funcionar, o que seria muito dispendioso, são altamente poluentes para o meio ambiente por sisó, por outro lado a população actual que utiliza energia eléctrica é maior vezes sem conta que há dois séculos.

3.Consumo e eficiência energética:
Fig. 8 Aumento consumo energético em Portugal
Fig. 8 Aumento consumo energético em Portugal
Com a necessidade de diminuir o consumo a nível privado como a nível geral e no sentido de proteger o planeta, embora que este ainda seja um campo alheio...
tracking img