Couve-flor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES

Couve-Flor

Curitiba
2012

Couve-Flor

Trabalho apresentado como requisito parcial, para obtenção de nota, do Curso de Nutrição das Faculdades...
Orientador (a): Prof.ª

Curitiba
2012
Sumário

1. Introdução 4
2. Couve-flor 5
2.1. Origem 5
2.2. Valor Nutricional 5
2.3. Ingestão Recomendada 6
2.4. Preparações Alimentares Saudáveis 6
2.4.1.Hambúrguer De Couve-Flor 6
2.4.2. Salada Cremosa de Couve-Flor 8
2.4.3. Sopa cremosa de Couve-Flor 9
3. Conclusão 10
4. Referências 11

1. Introdução

A couve flor é bastante indicada para aqueles que buscam manter uma dieta saudável e equilibrada. É riquíssima em sais minerais como o cálcio e o fósforo. Possui baixíssima quantidade de sódio e pouquíssimas calorias. Nela são encontradasas vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Em sua composição encontramos os seguintes sais minerais: potássio, cálcio, enxofre, sódio, fósforo, magnésio, silício, cloro e ferro. Além de muito nutritiva, a couve-flor é um alimento de fácil digestão. Não possui restrição e é indicada para todas as idades.

2. Couve-flor

3.1. Origem

A couve-flor possui traços da sua ancestralidade na couveselvagem, uma planta que se pensa ter origem na antiga Ásia Menor. Passou por muitas transformações e reapareceu na região do Mediterrâneo, onde tem sido uma importante leguminosa na Turquia e Itália, pelo menos desde 600 A.C. Ganhou popularidade na França em meados do século XVI e posteriormente foi cultivada no Norte da Europa e Ilhas Britânicas. Os Estados Unidos, França, Itália, Índia e China sãoos países que produzem quantidades significativas de couve-flor.

3.2. Valor Nutricional

A couve-flor é um vegetal crucífero, e esta na mesma unidade familiar dos brócolos, couve de Bruxelas e repolho. Este vegetal é uma excelente fonte de vitamina C (um poderoso aliado do nosso sistema imunológico), muito rico em vitamina A (essencial para o funcionamento correto da nossa visão, parao crescimento das crianças e ainda tem a função de auxiliar na diferenciação dos tecidos corporais), e vitamina B6, (responsável pela produção de neurotransmissores e importante para o metabolismo de proteínas), possui grandes quantidades de folato, potássio e ácido fólico (substância essencial para o bom desenvolvimento do feto o que faz do alimento uma opção interessante na dieta de mulheresgrávidas), é rico em fibras e possui propriedades antioxidantes. Ainda podemos citar o cálcio, o que faz dela uma ótima opção para as pessoas com intolerância a lactose ou que não consomem nenhum tipo de alimento derivado de animais. O zinco que é um dos nutrientes que mais colaboram com nosso sistema imunológico e o ferro que tem a função de transportar o oxigênio através do nosso sangue e atuando nasíntese de hemoglobinas. Ainda podemos encontrar na couve-flor, magnésio e enxofre. O magnésio é responsável por uma melhor fixação do cálcio em nosso organismo e o enxofre também participa da síntese de colágeno e ainda auxilia o fígado a neutralizar substâncias tóxicas.
Ainda tem elementos como bioflavonóides e outras substâncias químicas, que podem gerar uma proteção auxiliar contra odesenvolvimento do câncer. Estudos recentes mostram que aqueles que comem os vegetais crucíferos mais frequentemente têm um risco muito menor de cancro de próstata, colo-retal e cancro do pulmão, mesmo quando comparados com aqueles que comem regularmente outros produtos hortícolas. Atualmente, uma pesquisa revelou também que as crucíferas proporcionam benefícios significativos ao nível cardiovascular.É um excelente alimento para quem está precisando diminuir o consumo de calorias, uma xícara de couve-flor possui em média 30 kcal. Também pode ajudar na regularização das funções intestinais, se comida crua. A couve-flor, pode nesse caso neutralizar a acidez estomacal e auxiliar na construção dos dentes e ossos, aumentando a capacidade do sistema imunológico de resistir às infecções.
A...
tracking img