cotas

Páginas: 3 (698 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
Introdução

As ações afirmativas das Universidades em relação ao sistema de cotas é uma discussão antiga, porém é uma prática recente. O sistema de cotas passou a ser uma realidade em nosso país,quando a Universidade de Brasília – UNB , enraizou este programa beneficiando os candidatos cotistas no vestibular e recentemente em concursos públicos.É de suma importância lembrar que, eram poucas as universidades públicas que reservavam vagas para candidatos afrodescendentes ou de baixa renda; todavia com o passar dos anos, mais emais instituições de ensino superior aderiram por adotar a esta prática, uma medida que antes era provisória esta se tornando definitiva, pois as Universidades percebem o adormecimento dos governosfederais, estaduais e municipais em melhorar o ensino nas escolas públicas.
Muitos acreditam que o fator cultural nacional, proporciona para que este modelo de sistema seja inserido , uma vez que ofator ideológico da escravidão foi e ainda é presente.
Iremos destacar neste trabalho o âmbito acadêmico da Universidade Federal de Roraima- UFRR, em relação a esta ação afirmativa do sistema de cotas;primeiramente o que nossos entrevistados conceituam pelo termo cotas? Conforme pesquisa realizada com cerca de dezoito acadêmicos de diversos cursos de graduação, obtivemos as mais variadas respostase destacaremos uma delas : “Em conceito, um sistema de cotas é aquele que trata com diferença determinados candidatos a uma vaga em concurso, seja ele público ou privado, estabelecendo algum critérioque o defina como pertencente a uma margem da sociedade de maior exclusão social; apesar desta diferenciação, tal qual é vista normalmente de forma positiva.
E seguindo com as demais perguntas:-Você concorda com o sistema de cotas para o ingresso nas Universidades Federais ? Por quê?
-Você considera justo o percentual de (25%) de cotas para alunos de escolas públicas? Por quê?
-Você...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cotas
  • cota
  • cotas
  • COtAS
  • Cotas
  • Cotas
  • cotas
  • cotas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!