A OPERÇÃO BLAU

943 palavras 4 páginas
A Operação Blau
Nos primeiros meses de 1942, Berlim estava planejando uma nova grande ofensiva a Rússia, a Operação Blau. Os economistas de Hitler lhe haviam dito que a Alemanha não poderia continuar a guerra sem o acesso ao petróleo russo, com o que Hitler concordou plenamente. Entretanto os russos haviam causado tamanha destruição nos campos de petróleo, nos estoques e nos equipamentos, até nas menores ferramentas das oficinas, que em janeiro de 1943 os alemães conseguiam extrair dali não mais do que setenta barris por dia.
As tropas germânicas precisavam de fontes de petróleo em grande escala, mas há muito já haviam excedido seus estoques e perdido as vantagens da rapidez e da surpresa. A ironia da Operação Blau estava em que os alemães ficaram sem petróleo em sua busca pelo petróleo. Após mais dezoito meses o curso dos acontecimento alterou-se e os alemães passaram finalmente à defensiva na Rússia. Assim no final de janeiro e início de fevereiro em 1943, as encurraladas tropas alemãs em Stanlingrado – pressionadas, e incapacitadas, enregelados, famintas e sem seu essencial elemento de movimentação os blindados, estavam rendidas.
Rommel e a Vingança do quartel-general
Hitler ficara impressionado com um livro que Rommel havia escrito sobre táticas de infantaria e em 1938 nomeou-o para chefiar o batalhão responsável pela segurança pessoal do Führer, embora ele não fosse membro do partido nazista. Rommel estava encarregado de uma guerra de movimentação e ousadia. No começo, Rommel conseguiu vitórias surpreendentes no norte da África contra as forças britânicas- quase sempre com escassos recursos. E o petróleo veio ser um dos problemas mais persistentes de Rommel.
Com suas forças satisfatoriamente reabastecidas no final de 1941 e início de 1942, Rommel retomou sua ofensiva e , no final de 1942, desencadeou uma importante investida contra os ingleses.
No dia 23 de Setembro novamente ele peitou mais suprimentos; ao invés, recebeu o bastão de comando de

Relacionados