Cota Racial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Walaci Abreu Ferreira Nº 37 Serie:2ºACota Racial
As cotas raciais são a reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificados por "raça" ou etnia, namaioria das vezes, negros e indígenas. Surgidas na Índia na década de 1930 (  HYPERLINK "http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2006-04-14/india-foi-primeiro-pais-implantar-sistema-de-cotas"vide em Agência brasil ), as cotas raciais são consideradas, pelo conceito original, uma forma de ação afirmativa, algo para reverter o  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo" \o "Racismo"racismohistórico contra determinadas classes étnico/raciais. Apesar de muitos considerarem as cotas como um sistema de inclusão social, existem controvérsias quanto às suas consequências econstitucionalidade em muitos países. A validade de tais reservas para estudantes negros no Brasil foi votada pelo Supremo Tribunal Federal em 2012. O STF decidiu por unanimidade que as cotas são constitucionais.Conceito
A superação das desigualdades socioeconômicas impõe-se como uma das metas de qualquer sociedade que aspira a uma maior igualdade social. Em face aos problemas sociais, algumas alternativassão propostas para atenuação de desigualdades que mantêm, em condições díspares, cidadãos de estratos distintos. Uma das alternativas propostas é o sistema de cotas, que visaria a acelerar um processode inclusão social de grupos (recortes sociais) à margem da sociedade. O conceito de cotização de vagas aplica-se geralmente por tempo determinado. Estes recortes podem ser grupos étnicos ou raciais(vide conceituação de raça x etnia), classes sociais, imigrantes, afrodescendentes, deficientes físicos, mulheres, idosos, dentre outros.
Importante lembrar que o conceito de raça utilizado nas açõesafirmativas (AA) não é o superado conceito biológico, mas sim o de construção social.
A justificativa para o sistema de cotas é que certos grupos específicos, em razão de algum processo histórico...
tracking img