Cosmetologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Assuntos do trabalho:
• Filtro solar
• Despigmentantes
• Hidratantes

Filtro Solar
Os filtros solares são substâncias destinadas a proteger a pele do sol (das radiações ultravioletas A e B). A curto prazo, eles protegem a pele de queimaduras e alergias solares e, a longo prazo, de envelhecimento e câncer de pele. Eles podem agir de duas maneiras:  
Os filtros Químicos agem atravésda absorção dos raios ultravioletas, impedindo assim que a pele seja atingida. Porém, para isso acontecer, o filtro solar deve ser fotoestável, ou seja, sua molécula não pode ser danificada no ato dessa absorção, somente assim, ele desempenha sua função com eficácia.


E os filtros físicos ou de barreira são substâncias opacas que formam uma película sobre a pele e refletem os raiosultravioletas, não absorvendo a radiação. Eles apenas funcionam como um espelho, refletindo as radiações danosas. Não são muito aceitos cosmeticamente (mais espessos e de difícil aplicação sobre a pele),mas apresentam menor sensibilidade (alergia), sendo muito indicados para elevar a proteção solar e para crianças menores. Exemplos mais comuns são o Dióxido de Titânio e Óxido de Zinco. É comum a associaçãode filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS mais alto. 


É importante ressaltar que os filtros solares, para terem a ação reflexiva ou de absorção, devem se manter externos, aderidos á camada superficial da pele. Existem muitas marcas cujo filtro solar passa a ser absorvido pelos tecidos, tornando o produto apenas hidrantante, perdendo a fraçãofotoprotetora.
Nos filtros solares tem os Fatores de Proteção Solar (FPS) são uma medida que indica quanto tempo uma pessoa pode ficar exposta, sem se queimar. Eles auxiliam na escolha do produto de acordo com o tipo de pele. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS. O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra osraios UVA. Para peles mais claras, o tempo de exposição solar necessária para queimá-las é menor que para peles mais resistentes. Portanto, as peles mais claras necessitam de filtros com FPS mais altos (FPS 30), enquanto que nas peles morenas (mais resistentes), um FPS mais baixo é suficiente para garantir a proteção solar (mas no mínimo FPS 15).
Os filtros com FPS maior que 30 parecem ter umrisco maior de desenvolvimento de sensibilização cutânea (alergia de pele), devido ao aumento da concentração de filtros solares- devendo ser indicados pelo médico assistente, conforme a necessidade do uso.
De um modo geral, deve-se usar o filtro solar de maneira regular com um FPS entre 15 e 30, dependendo do tipo de pele, presença de doenças de pele, prática de esportes, altitude daregião e condições ambientais. Superfícies como areia, neve e água podem refletir muito a luz solar.
Os raios UVA é a fração relacionada ao envelhecimento da pele, é constante ao longo do dia e do ano (independe da estação do ano e de condições climáticas do ambiente) e não causa queimaduras, e sim, bronzeamento. Age na epiderme até a derme e, hoje, sabemos que ele tem relação com o câncerde pele. Quando falamos em radiação UVB esta sim causa queimaduras e tem relação com o câncer de pele e maior intensidade no verão, no horário das 10h ás 15h.
Existem vários tipos de filtros solares, sendo esses os termos mais freqüentes:
• Anti UVA e UVB: Filtros que protegem contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B.
• Hipoalergênico: Utiliza substâncias que geralmente nãoprovocam alergias.
• Livre de PABA ou "PABA Free": Filtros que não contém a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias.
• Livre de óleo ou "oil free": Filtros cujos veículos não contém substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.
• Não comedogênico: Filtros que não obstruem os poros, evitando assim a...
tracking img