Corthians

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO

DE

QUÍMICA

E.E.B. Dr Aderbal Ramos da Silva

Alunos: Bianca Sagás
Kevem Santos
Luana Soares
Paula Oliveira
Vinícius Fernandes

Série: 1º Turma: 1

Assunto: Diferenças entre os modelos atômicos

Professora: Alessandra Cea

Governador Celso Ramos, 04 de julho de 2012
John Dalton
Foi um dos primeiros cientistas a defenderque a matéria é feita de pequenas partículas, os átomos. Seu nome passou à história da ciência pela criação da primeira teoria atômica moderna e pela descoberta da anomalia da visão das cores, conhecida por daltonismo.
Sua estrutura atômica representava o átomo como uma particula maciça, indestrutível e indivisível com o formato redondo. Seu modelo atômico, ficou então conhecido como "Bola debilhar".
A Lei de Dalton é uma famosa publicação, ela conta que as moléculas dos gazes não se atraem nem se repelem, o ar que respiramos é uma mistura gasosa homogênea.

Ela relata que consideremos uma mistura gasosa contida num recipiente rígido de volume V. Seja p a pressão exercida pela mistura.
| Em uma mistura gasosa, a pressão de cada componente é independente da pressão dos demais, apressão total (P) é igual à soma das pressões parciais dos componentes. |
Para o estabelecimento dessa lei, Dalton baseou-se na sua teoria atômica. Recorde-se, todavia, que sua teoria fundamentava-se no princípio de que os átomos de determinado elemento eram iguais e de peso invariável. Na época em que ele estabeleceu essa lei não eram ainda conhecidas as fórmulas moleculares dos compostos.Modelo Atômico de Dalton
Em 1808, o professor inglês John Dalton propôs uma explicação da natureza da matéria. A proposta foi baseada em fatos experimentais. Os principais postulados da teoria de Dalton são:
1. “Toda matéria é composta por minúsculas partículas chamadas átomos”.
2. “Os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e apresentam as mesmas propriedades químicas”.
3.“Átomos de diferentes elementos apresentam massa e propriedades diferentes”.
4. “Átomos são permanentes e indivisíveis, não podendo ser criados e nem destruídos”.
5. “As reações químicas correspondem a uma reorganização de átomos”.
6. “Os compostos são formados pela combinação de átomos de elementos diferentes em proporções fixas”.

Joseph John Thomson
As experiências de Thomson podem serconsideradas o início do entendimento da estrutura atômica. Suas experiências com o tubo de raios catódicos permitiu concluir irrefutavelmente a existência dos elétrons. Os corpos são eletricamente neutros, com a descoberta dos elétrons de cargas negativa, concluiu-se pela existência dos prótons. Isso dava um modelo de átomo constituído por uma esfera maciça, de carga elétrica positiva, que continha elétronsnela dispersas, esse modelo ficou conhecido como Pudim de Passas. Segundo Thomson, o numero de elétrons que contem o átomo deve ser suficiente pra anular a carga positiva da massa. Se um átomo perdesse um elétron, carregaria positivamente, pois teria uma carga positiva a mais em sua estrutura com relação ao numero de elétrons, transformando-se em íons. A massa de elétrons é muito menor que a deátomos, desse jeito a massa do átomo seria praticamente igual à massa dos átomos sem carga, os neutros.
Modelo Atômico de Thomson
Pesquisando sobre raios catódicos e baseando-se em alguns experimentos, ele propôs um novo modelo atômico. Thomson demonstrou que esses raios podiam ser interpretados como sendo um feixe de partículas carregadas de energia elétrica negativa. A essas partículasdenominou-se elétrons. Por meio de campos magnético e elétrico pôde-se determinar a relação carga/massa do elétron.
Consequentemente, concluiu-se que os elétrons deveriam ser constituintes de todo tipo de matéria pois observou que a relação carga/massa do elétron era a mesma para qualquer gás empregado. O gás era usado no interior de tubos de vidro rarefeitos denominadas Ampola de Crookes, nos quais...
tracking img