Frutas x cancer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O câncer é uma doença caracterizada por uma população de células que cresce e se dividem sem respeitar os limites normais, invadem e destroem tecidos adjacentes, e podem se espalhar para lugares distantes do corpo. É definido como uma enfermidade multicausal, pois suas causas são as mais variadas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as causas podem ser externas ouinternas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas internas são geneticamente determinadas e estão ligadas à capacidade de o organismo se defender das agressões externas. E as causas externas estão relacionadas com o meio ambiente social e cultural.
Sendo assim sua prevenção tem sido discutida e estudada por vários cientistas no mundo e tem tomado uma dimensão importante no campo daciência, uma vez que recentemente foi apontada como a primeira causa de mortalidade no mundo, sendo os cânceres de pulmão, estômago, fígado, cólon e mama os que mais matam, e no Brasil, apontada como a segunda causa de morte por doença, apenas superada pelas doenças cardiovasculares. Com isso o Comitê de Peritos da World Cancer Research Fund registra medidas - além do aumento da atividadefísica, da manutenção de peso corporal adequado e do não uso de tabaco - que promovem modificações para que se adote uma dieta mais saudável e capaz de reduzir cerca de 60% a 70% a incidência de câncer no mundo. Nossa pesquisa mostra que 30 a 40 por cento de todos os cânceres estão ligados aos alimentos que nós comemos, a quantidade de exercício nós fazemos e nosso peso.
As frutas são largamenteconhecidas pela sua importância alimentar. Elas são excelentes fontes de nutrientes, principalmente vitaminas e sais minerais, fazendo parte de uma dieta saudável.
As frutas são largamente conhecidas pela sua importância alimentar. Elas são excelentes fontes de nutrientes, principalmente vitaminas e sais minerais, fazendo parte de uma dieta saudável. Além destes nutrientes, muitas frutas apresentamsubstâncias com ação medicinal, e seu uso como medicamento é um hábito utilizado pela humanidade há mais de 5.000 anos. Algumas destas frutas já apresentam confirmação científica de seus efeitos terapêuticos, outras estão em fase de pesquisa e existem ainda, aquelas que, apesar de não haver comprovação científica, nem estar em fase de pesquisa, através do conhecimento popular, são amplamenteutilizadas pelas populações. A grande maioria das frutas apresenta propriedades medicinais. Umas são adstringentes, outras emolientes. Umas excitam as funções gástricas, outras ativam as funções intestinais. Umas desintoxicam o organismo, dissolvendo e expelindo substâncias tóxicas; outras suprem o organismo de vitaminas e sais minerais.
Diante disso, procura-se através deste relacionar os benefícios dasfrutas e suas atividades, na prevenção ou no retardo do câncer.



























OBJETIVOS

- Informar a importância das frutas na prevenção do câncer;
- Incentivar o consumo de frutas;
- Aprimorar o conhecimento da relação entre frutas e câncer.





















JUSTIFICATIVA
As frutas possuem substâncias que são essenciaispara as células porque elas auxiliam nos mecanismos de crescimento e restauração, curam ou previnem doenças associadas às deficiências, são essenciais para conversão de energia e outros processos metabólicos e suas propriedades antioxidantes podem ajudar na prevenção do câncer e das doenças do coração. Atualmente as pessoas estão se conscientizando de que os alimentos que elas comem tem influêncianão só na aparência e no bem estar geral, mas também na expectativa de vida e na qualidade dela. A alimentação com frutas e vegetais pode auxiliar na prevenção do câncer, devido a ação de suas substâncias e propriedades.
















REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
CÂNCER

O câncer é a terceira causa de morte no Brasil em números absolutos, sendo responsável por 10,2% dos óbitos...
tracking img