Corrosao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Corrosão é um processo natural e resulta da inerente tendência dos metais reverterem para sua forma mais estável, normalmente óxidos. A maioria dos metais é encontrada na natureza na forma de compostos estáveis como óxidos, sulfetos, silicatos, dentre outros, denominados minérios.
Durante o processo de extração e refino, é adicionada uma quantidade de energia ao minério paraextrair o metal ou metais, nele contido. É esta mesma energia que possibilita o aparecimento de forças capazes de reverter o metal à sua forma primitiva de composto mais estável. A corrosão causa a deterioração progressiva dos materiais, em especial, dos materiais metálicos em conseqüência de reações químicas e eletroquímicas entre o material e o meio ambiente (vizinhança do material). Em indústriasquímicas o elemento que causa, na maior parte das vezes, desgastes por corrosão nos equipamento de processo é o próprio fluido de trabalho, são estes, geralmente, os processos corrosivos mais graves e difíceis de serem controlados.
Como a corrosão é um processo entrópico, ou seja, ocorre espontaneamente, concluímos que o problema da corrosão (o qual é inevitável) é um problema econômico, devemosbuscar os meios práticos mais econômicos de conviver com ela. Os recursos para o controle da corrosão são: um projeto do equipamento de processo bem feito, onde se leva em conta o problema da corrosão; tomar as devidas providências na fabricação do equipamento tentando contornar ou minimizar os problemas com a corrosão e finalmente tentar controlar a corrosão no equipamento quando este está emoperação.
Algumas das perdas (diretas e indiretas) advindas do processo corrosivo são: quebra de equipamento e prejuízos a isto associados; substituição prematura de equipamentos com reflexos no custo industrial; paralisação inesperada do equipamento causando transtornos no planejamento de produção; perda de um produto contaminado com os resíduos da corrosão; perda de eficiência dos equipamentos deprocesso devido a incrustações que causam o aumento do atrito e a redução da transferência de calor.
A seleção de materiais para o equipamento de processo com uma maior resistência à corrosão pode, ou não, ocorrer num custo mais elevado do que os custos industriais da corrosão. É sempre indispensável considerar as perdas diretas e indiretas do processo corrosivo na seleção dos materiais.
Acorrosão também constitui risco de segurança quando a falha ocorre em partes críticas de um meio de transporte, além da conservação dos recursos materiais. Cerca de ¼ da produção de aços de todo mundo é destinada à reposição de material destruído por corrosão.

2. Desenvolvimento

2.1. Conceito de corrosão

É a deterioração e a perda de material devido à ação química ou eletroquímicado meio ambiente, aliado ou não a esforços mecânicos. A deterioração leva ao desgaste, à variações químicas na composição e à modificações estruturais, provocando modificações nas propriedades dos materiais. Em geral, a corrosão é um processo espontâneo.
De um modo geral, a corrosão é um processo resultante da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deterioração. A primeiraassociação que se faz é com a ferrugem, a camada de cor marrom-avermelhada que se forma em superfícies metálicas. Apesar da estreita relação com os metais, esse fenômeno ocorre em outros materiais, como concreto e polímeros orgânicos, entre outros. Sem que se perceba, processos corrosivos estão presentes direta ou indiretamente no nosso cotidiano, pois podem ocorrer em grades, automóveis,eletrodomésticos e instalações industriais.
Do ponto de vista econômico, os prejuízos causados atingem custos extremamente altos, resultando em consideráveis desperdícios de investimento; isto sem falar dos acidentes e perdas de vidas humanas provocados por contaminações, poluição e falta de segurança dos equipamentos.
Estima-se que uma parcela superior a 30% do aço produzido no mundo seja usada para...
tracking img