Correntes do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Corrente do Brasil

Introdução
Circulação do oceano

A circulação das águas dos oceanos em larga escala (as correntes marítimas), é agente fundamental da distribuição de calor na superfície da Terra. A circulação gerada pelo vento atua predominantemente nos primeiros cem metros de profundidade. O que caracteriza esse tipo de circulação são os chamados giros subtropicais e subpolares e osistema de correntes equatoriais. Os giros subtropicais são limitados a leste e oeste pelos continentes, e ao sul e ao norte por correntes zonais. No hemisfério norte, as circulações são horárias, e no hemisfério sul são anti-horárias.
E as interações entre o mar e o ar não param por aí. A energia do sol atinge a superfície da Terra com mais intensidade na faixa tropical do que nas regiões polares.Esse aquecimento diferenciado produz massas de ar com temperaturas diferentes. Para que exista um equilíbrio, essas massas de ar se movimentam e provocam os ventos, que por sua vez atuam na superfície dos oceanos gerando as ondas. As ondas ajudam a manter homogênea a temperatura da água nos primeiros dez metros do mar, que é a região em que mais de 60% da energia do sol é absorvida. Enfim, ooceano é um grande regulador térmico da atmosfera, cedendo e retirando calor quando é necessário.

padrão global de circulação da água dos oceanos -> As águas quentes tropicais do Atlântico deslocam-se à superfície para o Polo Norte, onde arrefecem. O arrefecimento aumenta a sua densidade, pelo que elas descem em profundidade. Assim, forma-se uma corrente submarina em direcção ao Antartico.
Aságuas sobem à superfície no Oceano Índico e no Pacífico, devido ao afastamento das águas superficiais da costa oriental dos continentes, um fenómeno resultante da circulação superficial dos oceanos. Deste modo, passam a correr à superfície, voltando para o Atlântico pela força do vento.
Este ciclo leva cerca de 1000 anos a decorrer.

A circulação superficial dos oceanos corre segundo os padrões devento globais. A cada lado do equador, em todas as bacias oceânicas, existem duas correntes circulando para oeste, a norte e a sul. A água transportada deste modo aquece, e quando embate na costa oriental dos continentes, flui para as latitudes mais elevadas, onde arrefece por contacto com as águas polares. Estas águas voltam a descer para o equador seguindo a costa ocidental dos continetes parasul, completando o ciclo.
Estas correntes circulares transportam calor dos trópicos para os pólos, contribuindo para a amenização do clima global.

Circulação do Atlântico Sul

Comparado com o Atlântico Norte, a circulação oceânica no Atlântico Sul é pouco entendida.
A circulação no sudoeste do Atlântico é caracterizada pela Corrente do Brasil ao longo da margem continental da América do Sule o fluxo em direção ao norte da Corrente das Malvinas. A Corrente do Brasil se encontra com a Corrente das Malvinas sobre a plataforma continental da bacia argentina, próximo a 36ºS, criando uma zona que marca a divisão entre as águas sub-antártica e sub-tropical e volta a penetrar dentro do Atlântico Sul.

A circulação próxima a superfície é dominada por correntes de ventos dirigidos, giroanticiclonico subtropical . Este giro é formado pela Corrente de Benguela, a parte ao sul da Corrente Sul Equatorial, a Corrente do Brasil e a Corrente do Atlântico Sul. O limite na parte ao sul do giro é chamado como a Convergência do Atlântico Sul. Para o sul da Subtropical Convergência, junto o lado oeste da bacia, a Corrente das Malvinas vai em direção ao equador carregando água da CorrenteCircumpolar Antártica. Em aproximadamente 36-38º S, a Corrente das Malvinas encontra a Corrente do Brasil, formando a Brasil-Malvinas ressurgência. No lado oeste, a Corrente das Agulhas contribui com a água do Oceano Índico com o espalhamento de anéis para sua reflexão.

Correntes marinhas

São rios de água salgada, com temperatura diferente daquelas circunstantes, que correm no mar, segundo...
tracking img