AG200106 inducao

1989 palavras 8 páginas
SCHWEITZER ENGINEERING LABORATORIES, BRASIL LTDA

Prevenção de Problemas de Indução
Magnética em Cabos de Comunicação
Jeff Roberts and Mark Weber

INTRODUÇÃO
Corrente de magnitude surpreendentemente elevadas podem circular nos cabos de comunicação metálicos quando os mesmos se encontram próximos a circuitos de alta corrente. Essas correntes elevadas podem causar danos ou mesmo operações irregulares. A título de exemplo, o Apêndice A mostra como uma corrente primária de 10.000 amperes em uma fase pode induzir 75 amperes no cabo de comunicação. Essa corrente induzida poderia danificar os afetar relés, medidores, ou outros equipamentos. Siga as diretrizes neste documento para minimizar o risco de problemas em instalações novas e existentes.

OPÇÕES DE CABOS DE COMUNICAÇÃO
Fibra Ótica
A cablagem de fibra ótica é imune a indução eletromagnética (EMI). Com esse tipo de cablagem, não há circuitos para a terra ou problemas de elevação do potencial de terra (GPR). Transceptores de baixo custo e fibra são disponíveis para uso dentro de conjuntos de manobra e subestações. Os transceptores SEL são alimentados através da porta para proporcionar aplicações e instalações simples e confiáveis.

Isoladores de Porta
A SEL oferece isoladores de linha de dados para uso com portas EIA-232 e cabos de comunicação metálicos. O Isolador de Porta SEL-2910 também isola entradas de código de tempo IRIG-B na mesma porta de comunicações. Estes isoladores abrem circuitos de terra do cabo e são úteis nas aplicações existentes de cabos metálicos em conjuntos de manobra. Nós não recomendamos o uso de isoladores de porta para circuitos fora da sala de controle. Deverá ser usada a fibra ótica para estas aplicações. Cabos Metálicos
Cabos metálicos são adequados quando todos os equipamentos estão dentro de um gabinete ou em salas de controle afastadas de campos fortes.
Evite passar cabos de comunicação metálicos na mesma bandeja, conduite, via de cabo, etc. junto com cabos primários. Também,

Relacionados