Corpotamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Poder é a capacidade de influenciar os outros e, em troca, de resistir à sua influência. Obediência, iidentificação e internalização são resultados que podem advir do uso de cincotipos de poder interpessoal: de recompensa, coercitivo, legítimo, de referência e especialista. O poderr também é gerado pela incerteza que circunda a disponibilidade continua decontingências críticas. Dessa forma, ele se baseia na capacidade de reduzir essa incerteza e é aumentado pela baixa substituibilidade e pela alta centralidade.
Conflito é um processo deoposição e confronto que pressupõe a presença de interdependência, indeterminismo político e divergência. Ele pode ser gerenciado mediante barganha e negociação ou resolvido pelareestruturação das relações de interdependência mediante o uso de vários mecanismos de desacoplagem ou de vinculação de unidades.
Negociação essas técnicas são de dois tipos: procedimentos debarganha e negociação relacionadas à administração da divergência entre os interesses das partes conflitantes, e técnicas de reestruturação que se concentram na administração dainterdependência entre indivíduos e grupos conflitantes.
O poder e o conflito nas empresas podem aumentar a produtividade e a eficiência ou reduzi-las substancialmente. Os processos políticospodem até determinar a existência e a direção estratégica de organizações inteiras. A reestruturação, muitas vezes estimulada levando os executivos a procurar novas direções estratégicaspara suas empresas. Nesse processo, as considerações políticas estão alterando as carreiras de milhares de trabalhadores, em nível gerencial e não gerencial, e criando oportunidadespara alguns, mas custando, a muitos outros, seus cargos.
Compreender o poder e o conflito é crucial ao sucesso e à sobrevivência gerencial nas organizações empresariais atuais.
tracking img