Corpos de pasagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
cTrechos

1. Sócrates e o peso do corpo
"Por vezes, a necessidade de desacelerar e de viver lentamente é inconsciente, involuntária, ou considerada 'dentro do ritmo normal'. O adjetivo lentoresulta de comparações e é fruto de medidas, sempre culturalmente determinadas, historicamente sujeitas a modificações inusitadas. Quando a histórica conquista da velocidade cria novas lentidões como seestas fossem somente seus opostos, todo o peso material tende a ser percebido como mero obstáculo a ser ultrapassado, aniquilado. O peso do corpo é um deles. Sócrates já havia sido porta-voz de umantigo sonho: escapar da resistência da matéria, pois "o corpo nos causa mil dificuldades". (p. 19)

2. Corpo fronteira
"Foi necessário, igualmente, transformar o corpo num território privilegiado deexperimentações sensíveis, algo que possui uma certa inteligência que não se concentra apenas no cérebro. Foi preciso, ainda, libertá-lo de tradições e moralismos seculares, fornecer-lhe um status deprestígio, um lugar radioso, como se ele fosse uma alma. Desde então foi fácil considerá-lo uma instigante fronteira a ser vencida, explorada e controlada." (p. 70)

3. Economia do corpo
"...aeconomia está bastante interessada na realidade corporal, sobretudo em nossos dias. Alguns economistas chamaram a atenção para essa vocação do capitalismo atual de investir em 'três esferas infinitas': agestão da sociedade, a reprodução da Terra (ar, água, vegetais) e a reprodução do humano. O interesse econômico que o corpo desperta deveria servir para esclarecer à sociedade quais são os grupos queganham e quais são os que perdem com a transformação das diversas partes do humano em equivalentes gerais de riqueza."(p. 74)

4. Dolly e o prazer sexual
"Se com a pílula anticoncepcionalconquistou-se o prazer sexual sem a reprodução da espécie, com as novas tecnologias conquista-se o direito de reproduzir sem prazer sexual. A inovação exposta na experiência que gerou a ovelha Dolly comprova...
tracking img