Coronelismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CORONELISMO

Helenilson Andrade e Siqueira

Resumo: o coronelismo caracteriza-se pelo clientelismo, voto de cabresto e curral eleitoral que, durante muito tempo, garantiu (e ainda garante)a hegemonia do poder dos coronéis no cenário da política brasileira. O período de auge do coronelismo no Brasil foi durante a República Velha que durou até 1930. Durante esse período os coronéisdominaram o voto da população rural brasileira, que naquela época era maioria em relação à população urbana. Com o tempo estes importantes autores da política brasileira perderam força e recuperaram-senovamente, sempre utilizando novos métodos de conseguirem a obediência e o voto da população. E, até hoje se observa essa influência coronelista principalmente na região nordeste do Brasil, impedindo ocrescimento e o desenvolvimento desta região.

Palavras-chaves: coronelismo, voto, poder, dominação, subordinação, anti-democracia.

Quem foi que nunca ouviu falar que o problema dodesenvolvimento da região nordeste do Brasil está vinculado ao fenômeno climático da seca?
Por muito tempo criou-se em todo o Brasil e, principalmente, no nordeste, o mito de que esta região estavacondenada para sempre por conta de grande parte de seu território ser influenciado pelo clima semi-árido que provocavam as grandes secas. Mas, o grande vilão da história não está ligado ao fator clima daregião, o que limita de verdade o crescimento do nordeste é conseqüência das políticas adotadas por alguns grupos políticos dominantes para se perpetuarem no poder.
Os grandes latifundiários destepaís foram responsáveis por uma fase de grande importância negativa na história política do Brasil. Os coronéis, como eram chamados por comprarem patentes do exército ao governo, comandaramdurante

___________________________
1 paper elaborado por solicitação do professor Celso Donizete Locatel, da disciplina Geografia Política, como forma de avaliação parcial da I unidade.

2 aluno...
tracking img