O papel do administrador e o microempreendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O mundo dos negócios está se tornando cada vez mais versátil, com isso, as empresas devem estar preparadas para tomadas de decisões rápidas. Para isso, toda empresa deve contar com um bom administrador, que consiga planejar e coordenar de maneira eficiente as atividades organizacionais, utilizando ferramentas técnicas que permita a tomada de decisão de maneira rápida e objetiva.Assim como o administrador, o chamado micro empreendedor, como gerente de seu empreendimento deve tomar decisões de forma eficiente a fim de manter seu negócio, haja vista o crescente número de empreendimentos que fecham suas portas antes de completar a fase de maturação. Tanto o administrador como o micro empreendedor, dentro dos seus papéis de gerentes devem saber conduzir da melhor maneirapossível, guardadas as devidas proporções, os seus negócios, analisando as mudanças de mercado e tomando a melhor decisão para a continuidade de suas organizações.






1. O Administrador frente às mudanças do ambiente.

O novo ambiente empresarial provoca a necessidade das empresas se tornarem organizações de aprendizagem. Para isso, uma série de mudanças devem acontecer, sobretudo no perfildo administrador que atua nessas organizações. Essas mudanças passam por uma série de resistências, provocadas pelo modelo institucional de ensino, que limita a iniciativa, a criatividade e o livre arbítrio dentro das empresas.
O trabalho do administrador envolve o conhecimento de instrumentos para entender e intervir na realidade organizacional. A intervenção não se faz apenas com aplicação detécnicas, mas também com competências de gestão apropriadas para um contexto de complexidade, incerteza e descontinuidade.
O administrador precisa conhecer seu ambiente de trabalho, seu mercado e seus clientes, criando comportamentos alternativos. Essa visão das transformações e movimentos no meio ambiente é que poderá nortear as decisões estratégicas na empresa, e a habilidade para lidar com atecnologia - e seus efeitos colaterais - é crucial para o sucesso empresarial.
Porém, as mesmas razões que levam um administrador ao sucesso podem fazer sua carreira descarrilar. De 30 % a 50% dos executivos de grande potencial descarrilam, em geral, por não criarem comportamentos alternativos. Esses executivos agem se esquecendo de alguns fatos que podem ser cruciais para sua carreira, tais como:desatenção com as pessoas, mau desempenho em grupo, falhas na imagem e comunicação, insensibilidade à reação dos outros, dificuldade com autoridade, visão estreita ou ampla demais, indiferença e trabalho em isolamento. É preciso transforma-se numa pessoa melhor, saber quando seu ponto forte deixa de ser um motor de arranque e passa a ser um fardo pesado para carregar, e só se conseguirá isso atravésda busca de novos conhecimentos, baseando-se na melhoria de seu comportamento para melhor se adaptar ao novo ambiente inovador.

OS ADMINISTRADORES DO PASSADO OS ADMINISTRADORES DO TERCEIRO MILÊNIO
Aprendiam quando alguém lhes ensinava Procuram deliberadamente aprender
Achavam que o aprendizado ocorria principalmente na sala de aula Reconhecem o poder do aprendizado decorrente daexperiência de trabalho
Responsabilizavam o chefe pela carreira Sentem-se responsáveis pela sua própria carreira
Não eram considerados responsáveis pelo próprio desenvolvimento Assumem a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento
Acreditavam que sua educação estava completa ou só precisava de pequenas reciclagens Encaram a educação como uma atividade permanente para a vidatoda
Não percebiam a ligação entre o que aprendiam e os resultados profissionais Percebem como o aprendizado afeta os negócios
Deixavam o aprendizado a cargo da instituição Decidem intencionalmente o que aprender
Quadro 01 - Análise comparativa entre os Administradores do passado e os Administradores do terceiro milênio. Fonte: Wick & León (1997).

O quadro 01 demonstra que...
tracking img