Cordel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - CORDEL

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

• conhecer o poeta Patativa do Assaré, bem como a representação artística de sua obra;

• reconhecer a poesia de Patativa como manifestações da cultura caipira/sertaneja (vídeos,músicas e poesias);

• compreender que a variação linguística do “falar sertanejo” se configura como a expressão cultural de um povo;• Conhecer a literatura de cordel

ATIVIDADE 01

LITERATURA DE CORDEL

A literatura de cordel é um tipo de poesia popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos ou outra qualidade de papel, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Na época dos povos conquistadores greco-romanos, fenícios dentre outros, a literatura de cordel jáexistia, tendo chegado à Espanha e Portugal por volta do século XVI. Ali recebeu os nomes de"pliegos sueltos", "folhas soltas" ou "volantes" e a tradição era pendurar folhetos em barbantes. Através da influência de Portugal, a literatura de cordel chegou no balaio e no coração dos nossos colonizadores, instalando-se em Salvador, dali se irradiou para os demais estados do Nordeste. Como era a capitalda nação naquela época, foi ponto de convergência de várias culturas, permanecendo assim até 1763, quando foi transferida para o Rio de Janeiro. Engatinhando e sem nome, depois de longo período, a literatura de cordel recebeu o batismo de poesia popular. Herdamos o nome (embora o povo chame esta manifestação de folheto), mas a tradição do barbante não perpetuou. Ou seja, o folheto brasileiropoderia ou não estar exposto em barbantes. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas paraconquistar os possíveis compradores na rua. Uma boa atividade inicial é dar um texto de cordel sem as gravuras e pedir aos alunos que criem uma ilustração que represente a idéia principal do texto.

Vale a pena destacar que no texto do cordel, aparecem erros de português. Isso se dá pelo uso da linguagem coloquial ou cotidiana e/ou em função da métrica -número de sílabas em cada verso.

OBS:MOSTRAR CORDÉIS









ATIVIDADE 02

BIOGRAFIA

PATATIVA DO ASSARÉ

Antônio Gonçalves da Silva, dito Patativa do Assaré, nasceu a 5 de março de 1909 na Serra de Santana, pequena propriedade rural, no município de Assaré, no Sul do Ceará. É o segundo filho de Pedro Gonçalves da Silva e Maria Pereira da Silva. Foi casado com D. Belinha, de cujo consórcio nasceram nove filhos.Tem inúmeros folhetos de cordel e poemas publicados em revistas e jornais. Patativa do Assaré era unanimidade no papel de poeta mais popular do Brasil. Para chegar onde chegou, tinha uma receita prosaica: dizia que para ser poeta não era preciso ser professor. 'Basta, no mês de maio, recolher um poema em cada flor brotada nas árvores do seu sertão', declamava.
   Cresceu ouvindo histórias,os ponteios da viola e folhetos de cordel. Em pouco tempo, a fama de menino violeiro se espalhou. Com oito anos trocou uma ovelha do pai por uma viola. Dez anos depois, viajou para o Pará e enfrentou muita peleja com cantadores. Quando voltou, estava consagrado: era o Patativa do Assaré.

Nessa época os poetas populares vicejavam e muitos eram chamados de 'patativas' porque viviamcantando versos. Ele era apenas um deles. Para ser melhor identificado, adotou o nome de sua cidade.
   Filho de pequenos proprietários rurais, Patativa, nascido Antônio Gonçalves da Silva em Assaré, a 490 quilômetros de Fortaleza, inspirou músicos da velha e da nova geração e rendeu livros, biografias, estudos em universidades estrangeiras e peças de teatro. Também pudera. Ninguém soube tão bem...
tracking img