copidasa

761 palavras 4 páginas
Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá
Português
Mariângela Moraes
2333 2º Turno

RELATÓRIO

Yury Pereira da Rocha - 37 º

Rio de janeiro, RJ – Brasil
02/07/2014

1 Conceito: Os diversos conceitos de relatório sempre têm em vista o relato oral ou exposição escrita e a relação dos principais fatos colhidos por comissão ou pessoa encarregada de estudar determinado tema. Relatório é, pois, a narração ou descrição verbal ou escrita, ordenada e mais ou menos minuciosa, daquilo que se viu, ouviu ou observou. Pode ser acompanhado de estatísticas, gráficos, tabelas, etc. Sua linguagem deve ser clara, objetiva e simples.
2 Estrutura
2.1 Capa Tanto quanto a folha de rosto, é idêntica à capa da monografia. Deve conter:
• Nome do autor.
• Título. • Local e data.
Relatórios curtos dispensam a capa e o sumário
2.2 Folha de rosto: Deve conter os mesmos dados da capa, acrescidos da informação, no terço interior, à direita da folha, sobre a natureza do trabalho (relatório), objetivo (avaliação provisória ou aprovação em disciplina), nome da disciplina e da instituição. Na linha seguinte do mesmo local dos dados acima, deve constar o nome do orientador, que, às vezes, é o próprio professor da disciplina que solicitou o relatório.
2.3 Seções: São adequadas às necessidades do fato a ser relatado; varia, portanto, sua forma. A maioria dos relatórios possui as seguintes seções: 1ª) sumário 5ª) recomendações
2ª) introdução 6ª) referências bibliográficas
3ª) corpo 7ª) anexos 4ª) conclusões
Sumário: Relaciona capítulos e demais partes do relatório, como na monografia (títulos, subtítulos, etc.). A paginação conta a partir da folha de rosto, mas só é numerada a partir da introdução. Dispensado nos relatórios curtos.
Introdução: Delimitação do tema, objetivo geral e objetivos específicos. Justificativa (motivos do trabalho). Também chamada de apresentação, faz referência à disposição

Relacionados