Copa 2014

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – PI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: CINEANTROPOMETRIA
PROF: VÂNIA SILVA









PRINCIPAIS PONTOS ANTROPOMÉTRICOS
Vanessa Marília Nolêto Pereira















Teresina – PI
2009
Pontos Antropométricos

Vértex
Pontoantropométrico que corresponde ao ponto mais elevado da abóbada craniana no plano sagital mediano, com a cabeça direita; cocoruto da cabeça.

Jugular ou Supra-esternal
Ponto médio do manúbrio esternal, devendo o observado permanecer na posição de pé com os membros superiores pendentes ao longo do tronco.

Mesoesternal
Ponto situado no corpo do esterno ao nível do plano que passa pela4ªarticulação condro-esternal, devendo o observado permanecer com os membros superiores pendentes ao longo do tronco.

Xifoideano
Porção mais distal do esterno, ou seja, do apêndice xifoideu, devendo o observado permanecer na posição de pé com os membros superiores pendentes ao longo do tronco.

Acromial
Ponto mais superior do acrômio que fica no alinhamento da sua porção mais lateral, devendo oobservado permanecer na posição de pé com os membros superiores relaxados e pendentes ao longo do tronco.

Ilioespinal
Ponto mais inferior da espinha ilíaca ântero-superior, devendo o observado permanecer na posição de pé com os membros superiores pendentes ao longo do tronco.

Trocantérico
Ponto mais superior do grande trocanter, devendo o observado permanecer de pé com o membro superiordireito cruzado sobre o tronc

Tibial Mediano
Ponto mais superior do bordo mediano da cabeça da tíbia, devendo o observado permanecer sentado, com o tornozelo direito apoiado sobre o joelho esquerdo de forma a expor a face interna da perna.

Dactylion
Ponto mais distal do dedo médio (3º dedo), devendo o observado permanecer na posição de pé com os membros superiores relaxados e pendenteslateralmente, em supinação e com os dedos esticados.

Stylion
Ponto mais distal na porção lateral da apófise estilóide do rádio, devendo o observado permanecer na posição de pé com os membros superiores relaxados e pendentes lateralmente.

Radial
Ponto mais proximal e lateral da cabeça do rádio, devendo o observado permanecer na posição de pé com os membros superiores relaxados e pendentes aolongo do tronco.















UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – PI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: TEORIA E PRÁTICA DO TREINAMENTO DESPORTIVO
PROF: VÂNIA SILVA









RESUMO DE TEORIA E PRÁTICA DO TREINAMENTO DESPORTIVO
Vanessa Marília Nolêto Pereira













Teresina – PI
2009
Treinamento é o atointencional de fornecer os meios para possibilitar a aprendizagem. Que é um fenômeno que surge como resultado dos esforços de cada indivíduo. A aprendizagem é uma mudança no comportamento e ocorre no dia-a-dia e em todos os indivíduos.
O treinamento deve tentar orientar essas experiências de aprendizagem num sentido positivo e benéfico e suplementa-las e reforça-las com atividade planejada, a fim de queos indivíduos em todos os níveis da empresa possam desenvolver mais rapidamente seus conhecimentos e aquelas atitudes e habilidades que beneficiarão a eles mesmos e à empresa.
Assim, o treinamento cobre um procedimento contínuo cujo ciclo se renova a cada vez que se repete.
“Exercício Físico é toda atividade física planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e amanutenção de um ou mais componentes da aptidão física como exemplo, podemos citar uma caminhada de uma hora sem parar e com ritmo constante”.
Atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso, portanto, um simples movimento de um dedo pode ser considerado uma atividade física....
tracking img