As estruturas sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAP – FACULDADE PARAÍSO
CURSO DE DIREITO – 1º SEMESTRE – NOITE
SOCIOLOGIA GERAL E DO DIREITO
PROFESSOR: AUGUSTO TAVARES

OS TRÊS NÍVEIS DE ESTRUTURAS
E AS PERPECTIVAS TEÓRICAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
“IRMÃOS E AMANTES “

DIANA MARIA
JAELSON JÚNIOR DE ANDRADE BENTO
JOSÉ CARLOS PEREIRA
POLLYCARPO ALENCAR
THIAGO BEZERRA TENÓRIO DA SILVA

JUAZEIRO DO NORTE – CE
2012

1)Microestruturas Define-se estano texto quando da afirmação que Patrick e Susan são irmãos, só este laço sanguíneo já os colocariam numa microestrutura, mas é devidamente reforçada com a citação da vivência de relação entre marido emulher.
Macroestruturas Constata-se esta na desaprovação do relacionamento dos dois por parte de várias pessoas citadas na frase:
“Muita gente desaprova”.
Estruturas Globais É composta a partir deque o incesto é tabu em praticamente todas as sociedades.

2)Funcionalismo Segundo a obra de Émile Durkheim cada instituição exerce uma função específica na sociedade e seu mau funcionamentosignifica um desregramento da mesma. No texto esta perspectiva tem como modelo institucional o casamento, que para a maioria das sociedades do mundo entende-se como: “união solene entre duas pessoas de sexosdiferentes que não possuam grau de parentesco próximo para constituição de família“, sendo a consumação carnal entre irmãos abominada e muitas vezes positivada como crime de incesto. Este apresentaduas características, sendo o fato social exterior na medida em que existe antes de Patrick e Susan resolverem viver maritalmente e é coercitivo porque a sociedade impõe esta regra sem o consentimentodos mesmos.
Teoria do Conflito Segundo a obra de Karl Marx todas as estruturas da organização social revelam desigualdades que levam o conflito, onde incessantemente a sociedade irá divergir sobreseus pensamentos que por serem subjetivos é de cada indivíduo. Para o casal de alemães o fato deles se amarem e viverem maritalmente diz respeito apenas a eles, mas devido às consequências que este...
tracking img